Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática |
Autor: | Machado, Karina de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Ramos, Maria Beatriz Jacques |
Resumo: | Este estudo investiga as opiniões de seis professores de Matemática, de três escolas de Ensino Fundamental, na Rede Pública de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Também pesquisei as relações do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunicação do professor de Matemática e seus posicionamentos sobre a importância das relações humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunicações e redes de relações com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a crença na força do vínculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a formação de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opiniões dos professores de Matemática, do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais, sobre a influência dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para aprofundar o tema direcionei questões que remetessem ao cotidiano das situações de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relevância, à medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Também remete ao contexto dos parâmetros/limites tão necessários em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois só assim serão criadas as condições para que ocorram o ensino e a aprendizagem. |
Palavras-chave: | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM AFETIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | MACHADO, Karina de Oliveira. A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527 |
Data de defesa: | 3-Jul-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
396009.pdf | Texto Completo | 479,04 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.