Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521
Document type: | Dissertação |
Title: | Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem |
Author: | Fries, Patrícia Regina ![]() |
Advisor: | Chagas, Eva Regina Carrazoni |
Abstract (native): | A presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva. |
Keywords: | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO OFICINAS PEDAGÓGICAS TRANSDISCIPLINARIDADE APRENDIZAGEM PLANTAS MEDICINAIS EDUCAÇÃO E SAÚDE |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | FRIES, Patrícia Regina. Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521 |
Issue Date: | 27-Mar-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
395064.pdf | Texto Completo | 173.87 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.