Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFries, Patrícia Regina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130874J4por
dc.contributor.advisor1Chagas, Eva Regina Carrazoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785478D6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:16Z-
dc.date.available2007-10-02-
dc.date.issued2007-03-27-
dc.identifier.citationFRIES, Patrícia Regina. Oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagem. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3521-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395064.pdf: 178040 bytes, checksum: c98c0e3610b12bb3c50e7dc3583c7293 (MD5) Previous issue date: 2007-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12775/395064.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectOFICINAS PEDAGÓGICASpor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectPLANTAS MEDICINAISpor
dc.subjectEDUCAÇÃO E SAÚDEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar : repercussões na aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
395064.pdfTexto Completo173.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.