Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de ciência versus prática pedagógica : um estudo com licenciandos de matemática |
Autor: | Rodrigues, Adair Macedo |
Primeiro orientador: | Cury, Helena Noronha |
Resumo: | O presente trabalho é uma investigação realizada com os licenciandos em Matemática da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concepções de Matemática e de Ciência e como estas se refletem na sua prática. Após a introdução, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajetória profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concepções dos alunos em relação a suas práticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cenário e personagens. Na seqüência, fundamentamos o trabalho com idéias de alguns teóricos que abordam as concepções de Matemática e Ciência, enfocando, ainda, as tendências pedagógicas do ensino de Matemática no Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem etnográfico-cultural. Como instrumentos de investigação, utilizamos a observação in loco, os relatórios de estágio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matemática como uma ciência exata, valorizando o método científico e a descoberta. Em uma análise global, concluímos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro é formado por aqueles que têm uma visão absolutista da Matemática e da Ciência, apresentando uma prática diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas características de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas á reflexão, à ação e à construção do conhecimento |
Palavras-chave: | MATEMÁTICA - ENSINO PEDAGOGIA PRÁTICA DE ENSINO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | RODRIGUES, Adair Macedo. Concepções de ciência versus prática pedagógica : um estudo com licenciandos de matemática. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502 |
Data de defesa: | 12-Jan-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
330153.pdf | Texto Completo | 5,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.