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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rodrigues, Adair Macedo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139712T6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cury, Helena Noronha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:12Z | - |
dc.date.available | 2012-03-14 | - |
dc.date.issued | 2005-01-12 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adair Macedo. Concepções de ciência versus prática pedagógica : um estudo com licenciandos de matemática. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3502 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma investigação realizada com os licenciandos em Matemática da URCAMP/SG, em 2002, com o objetivo de pesquisar suas concepções de Matemática e de Ciência e como estas se refletem na sua prática. Após a introdução, na qual justificamos a escolha do tema, descrevendo nossa trajetória profissional e os motivos que nos levaram a investigar as concepções dos alunos em relação a suas práticas, apresentamos o contexto da pesquisa, cenário e personagens. Na seqüência, fundamentamos o trabalho com idéias de alguns teóricos que abordam as concepções de Matemática e Ciência, enfocando, ainda, as tendências pedagógicas do ensino de Matemática no Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem etnográfico-cultural. Como instrumentos de investigação, utilizamos a observação in loco, os relatórios de estágio dos licenciandos e entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados obtidos por meio de cada instrumento de pesquisa, consideramos que a maioria desses licenciandos concebe a Matemática como uma ciência exata, valorizando o método científico e a descoberta. Em uma análise global, concluímos que os alunos pesquisados podem ser separados em dois grupos. O primeiro é formado por aqueles que têm uma visão absolutista da Matemática e da Ciência, apresentando uma prática diretiva, valendo-se apenas dos recursos usuais, quadro-negro e giz. O segundo grupo tem algumas características de uma postura mais falibilista, aceitando trabalhar com metodologias adequadas á reflexão, à ação e à construção do conhecimento | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330153.pdf: 5713060 bytes, checksum: 09a6b5e6a2263b0940688098c851b01d (MD5) Previous issue date: 2005-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12567/330153.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | PRÁTICA DE ENSINO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Concepções de ciência versus prática pedagógica : um estudo com licenciandos de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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330153.pdf | Texto Completo | 5,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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