Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
Document type: Dissertação
Title: Família e aprendizagem escolar
Author: Casarin, Nelson Elinton Fonseca 
Advisor: Ramos, Maria Beatriz Jacques
Abstract (native): Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares
Keywords: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
APRENDIZAGEM ESCOLAR
PAIS E FILHOS
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
RELAÇÕES FAMILIARES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
Issue Date: 15-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
389091.pdfTexto Completo546.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.