Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Casarin, Nelson Elinton Fonseca | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283133A5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Maria Beatriz Jacques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:02Z | - |
dc.date.available | 2007-04-12 | - |
dc.date.issued | 2007-01-15 | - |
dc.identifier.citation | CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3465 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar e suas implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas com famílias selecionadas por uma escola particular de Porto Alegre. Isto possibilitou a investigação de relações familiares que acarretam dificuldades evidentes na aprendizagem. Esse estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos sobre o assunto. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar de crianças ao longo do tempo. Entre as causas apontadas nos estudos, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparecem claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto em instituições de ensino quanto nas famílias. Penso que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar, e posteriormente, da relação entre professor e aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389091.pdf: 559241 bytes, checksum: c7a04481d5f57d02f6f838c9408f3b42 (MD5) Previous issue date: 2007-01-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12534/389091.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM ESCOLAR | por |
dc.subject | PAIS E FILHOS | por |
dc.subject | RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA | por |
dc.subject | RELAÇÕES FAMILIARES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Família e aprendizagem escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
389091.pdf | Texto Completo | 546,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.