Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436
Document type: Dissertação
Title: Atitudes de estudantes do ensino médio em relação à física
Author: Menegotto, José Carlos 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): A presente pesquisa apresenta uma abordagem educacional, principalmente para o Ensino de Física, considerando princípios pedagógicos que poderão ser analisados e seguidos pelos educadores que buscam promover melhorias na ação educativa e, obviamente, na aprendizagem. Visamos explicitar os sentimentos, atitudes e expectativas de estudantes do Ensino Médio quanto à prática educativa utilizada pelo professor, frente à relação entre professor e aluno e aos conteúdos trabalhados na disciplina de Física. Procuramos investigar por meio de teste, questionário e análise teórica, até que ponto o Ensino de Física pode ser melhorado a partir do redirecionamento didático-pedagógico oriundo das sugestões e da superação das falhas apontadas pelos alunos. Percebemos que grande parte dos alunos investigados considera interessantes e importantes os assuntos estudados pela Física, porém os problemas de aprendizagem ocorrem, normalmente, quando o professor não contextualiza os conteúdos trabalhados, quando não considera o conhecimento que o aluno já possui, quando não possibilita a comunicação interativa do aluno ou quando não acolhe o aluno segundo sua condição humana. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto escolar, englobando alunos jovens e adultos envolvidos com o Ensino de Física, em fase final do Ensino Médio, estudando seu entendimento referente à importância e aplicabilidade dos conteúdos trabalhados pela Física. Essas pessoas foram entrevistadas analisando-se suas características, dificuldades e interesses com vistas a perceber possíveis maneiras de aperfeiçoamento e melhoramento das ações didático-pedagógicas para o Ensino de Física e a conduzir o estudante a atingir níveis cognitivos mais elevados
Keywords: FÍSICA - ENSINO MÉDIO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
PROFESSORES - ENSINO MÉDIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: MENEGOTTO, José Carlos. Atitudes de estudantes do ensino médio em relação à física. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436
Issue Date: 7-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388454.pdfTexto Completo331,71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.