Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
Document type: Dissertação
Title: Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar
Author: Cavasotto, Marcelo 
Advisor: Viali, Lorí
Abstract (native): Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
CÁLCULO
ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)
ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
Issue Date: 30-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
427515.pdfTexto Completo6.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.