Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
Document type: | Dissertação |
Title: | Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar |
Author: | Cavasotto, Marcelo ![]() |
Advisor: | Viali, Lorí |
Abstract (native): | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio. |
Keywords: | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR CÁLCULO ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA) ENSINO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395 |
Issue Date: | 30-Aug-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
427515.pdf | Texto Completo | 6.75 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.