Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cavasotto, Marcelo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6030282398188048 | por |
dc.contributor.advisor1 | Viali, Lorí | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:44Z | - |
dc.date.available | 2010-12-14 | - |
dc.date.issued | 2010-08-30 | - |
dc.identifier.citation | CAVASOTTO, Marcelo. Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3395 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427515.pdf: 6913424 bytes, checksum: 32f578bbed86d2c591f8599f0e316fef (MD5) Previous issue date: 2010-08-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11855/427515.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | CÁLCULO | por |
dc.subject | ANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA) | por |
dc.subject | ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Dificuldades na aprendizagem de cálculo : o que os erros cometidos pelos alunos podem informar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
427515.pdf | Texto Completo | 6,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.