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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
Autor: | Lucchesi, Ivana Lima |
Primeiro orientador: | Lima, Valderez Marina do Rosário |
Resumo: | A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções. |
Palavras-chave: | AUTONOMIA (EDUCAÇÃO) MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA - METODOLOGIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386 |
Data de defesa: | 15-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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