Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLucchesi, Ivana Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9698047526032025por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:42Z-
dc.date.available2010-08-09-
dc.date.issued2010-01-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425193.pdf: 669529 bytes, checksum: d572d5116b6453ee792de40cc2b03406 (MD5) Previous issue date: 2010-01-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11521/425193.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectMATEMÁTICA - METODOLOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
425193.pdfTexto Completo653.84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.