Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3366
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de textos informativos no ensino de ciências
Autor: Prestes, Roseléia Ferreira 
Primeiro orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Resumo: Esta investigação com fundamentação teórica os princípios do Educar pela Pesquisa teve como objetivo compreender como as estratégias de leitura, propostas por Solé, pode contribuir para que os conhecimentos dos alunos sejam (re)construídos, nas aulas de Ciências, da 4ª série do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa proporcionou o planejamento de uma Unidade de Aprendizagem (UA), onde, entre outras atividades, propus o estudo de textos sobre o tema Água. Os dados, aqui analisados, foram coletados por meio do diário de campo, que mantive durante a investigação, do diário que os alunos utilizaram durante a execução da UA e das gravações de algumas aulas. Para a interpretação dos dados utilizou-se a metodologia de Análise Textual Discursiva, que me levou à identificação dos três elementos do Educar pela Pesquisa. O estudo resultou na organização de três categorias. A primeira, Importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem das Ciências e na proposição do estudo com textos informativos, apresenta as contribuições que o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos proporcionou, para a seleção dos textos informativos acerca do tema Água. A segunda categoria denominada Estratégias na Leitura de Textos Informativos, apresenta os três momentos distintos que foram desenvolvidos em sala de aula: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura e discute como estas estratégias de leitura auxiliaram na formação de sujeitos leitores. A terceira categoria, Contribuições do uso das Estratégias de Leitura no Desenvolvimento de um Trabalho com Grupos de Interesse, apresenta a análise das atividades realizadas após o desenvolvimento do trabalho com as estratégias leitura, bem como, as modificações inseridas nas aulas de Ciências, como a repercussão na aprendizagem dos alunos, na relação estabelecida no coletivo e também com a professora. Procuro ao longo do texto, discutir sobre a importância do professor planejar e replanejar, as atividades com leitura a serem propostas aos alunos. A investigação permitiu concluir que as estratégias desenvolvidas caracterizam-se como uma atividade diversificada e que auxiliou envolver os alunos de forma lúdica e prazerosa, nas atividades de leitura proposta nas aulas de Ciências e para o estabelecimento de relações com as demais áreas do conhecimento.
Palavras-chave: CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
LEITURA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: PRESTES, Roseléia Ferreira. O uso de textos informativos no ensino de ciências. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3366
Data de defesa: 30-Jun-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
415822.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.