Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3361
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os temas transversais na matemática das séries finais do ensino fundamental, teoria ou prática?
Autor: Mello, Viviane de Oliveira 
Primeiro orientador: Portanova, Ruth
Resumo: A presente dissertação trata dos Temas Transversais no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, situando-os na legislação educacional brasileira aprofundando a reflexão sobre os principais documentos norteadores da educação no país - e buscando compreender, além do próprio conceito de Temas Transversais, outros pertinentes, tais como interdisciplinaridade, transversalidade e transdisciplinaridade e, ainda, analisa algumas dificuldades encontradas por professores na prática escolar. A reforma educacional espanhola é citada por ter servido de inspiração para a introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Brasil, lançados pelo Ministério da Educação em 1998, que também são apresentados na pesquisa, nas partes tocantes às séries finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no que trata do ensino de Matemática e dos Temas Transversais. A investigação está embasada em uma abordagem qualitativa, com professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e com Orientadores e Supervisores de escola. Algumas experiências de professores em projetos e atividades matemáticas com Temas Transversais também são apresentadas, com o único objetivo de mostrar que este tipo de trabalho é possível e que pode ser enriquecedor, tanto para a motivação dos professores e alunos como para tornar a Matemática mais conectada com a realidade. E finalizando pode-se concluir que a análise dos resultados obtidos possibilita responder à pergunta que dá título a esta dissertação de mestrado: o trabalho com os Temas Transversais está presente na prática docente, mesmo sendo, algumas vezes, somente de forma empírica.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO - LEGISLAÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: MELLO, Viviane de Oliveira. Os temas transversais na matemática das séries finais do ensino fundamental, teoria ou prática?. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3361
Data de defesa: 20-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413617.pdfTexto Completo731,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.