Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMello, Viviane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4297300A7por
dc.contributor.advisor1Portanova, Ruth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:32Z-
dc.date.available2009-06-26-
dc.date.issued2009-03-20-
dc.identifier.citationMELLO, Viviane de Oliveira. Os temas transversais na matemática das séries finais do ensino fundamental, teoria ou prática?. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3361-
dc.description.resumoA presente dissertação trata dos Temas Transversais no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, situando-os na legislação educacional brasileira aprofundando a reflexão sobre os principais documentos norteadores da educação no país - e buscando compreender, além do próprio conceito de Temas Transversais, outros pertinentes, tais como interdisciplinaridade, transversalidade e transdisciplinaridade e, ainda, analisa algumas dificuldades encontradas por professores na prática escolar. A reforma educacional espanhola é citada por ter servido de inspiração para a introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Brasil, lançados pelo Ministério da Educação em 1998, que também são apresentados na pesquisa, nas partes tocantes às séries finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no que trata do ensino de Matemática e dos Temas Transversais. A investigação está embasada em uma abordagem qualitativa, com professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e com Orientadores e Supervisores de escola. Algumas experiências de professores em projetos e atividades matemáticas com Temas Transversais também são apresentadas, com o único objetivo de mostrar que este tipo de trabalho é possível e que pode ser enriquecedor, tanto para a motivação dos professores e alunos como para tornar a Matemática mais conectada com a realidade. E finalizando pode-se concluir que a análise dos resultados obtidos possibilita responder à pergunta que dá título a esta dissertação de mestrado: o trabalho com os Temas Transversais está presente na prática docente, mesmo sendo, algumas vezes, somente de forma empírica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413617.pdf: 749240 bytes, checksum: d605bb10036c94e536e04c3cd7108f40 (MD5) Previous issue date: 2009-03-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7892/413617.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃO - LEGISLAÇÃOpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs temas transversais na matemática das séries finais do ensino fundamental, teoria ou prática?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413617.pdfTexto Completo731.68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.