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Document type: Dissertação
Title: Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada
Author: Timm, Rita Mara Bueno 
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Abstract (native): Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo de analisar a percepção da comunidade escolar em relação à mudança da matriz curricular no ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, com a proposta de estudo por disciplinas de Biologia, Física e Química. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de avaliar a proposta a partir das suas repercussões entre os envolvidos. Para o alcance desse objetivo, a metodologia utilizada esteve centrada em uma abordagem qualitativa. Trata-se da modificação na estrutura curricular do ensino de Ciências, que com a nova proposta passou a ser trabalhada separadamente por disciplinas (Química, Física e Biologia) e com profissionais especializados nas respectivas áreas. A partir da análise dos dados coletados e do acompanhamento junto à comunidade escolar foi possível constatar que o ensino de Ciências, separado por disciplinas, é mais uma possibilidade de ensinar e preparar melhor o cidadão, num esforço contínuo de qualificar e reconstruir com o aluno uma cultura científica, para que, ao estudar os fenômenos da natureza, possa compreender sua importância para a qualificação da vida individual e coletiva
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
CURRÍCULO - ENSINO FUNDAMENTAL
COMUNIDADE ESCOLAR
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: TIMM, Rita Mara Bueno. Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3343
Issue Date: 15-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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