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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Timm, Rita Mara Bueno | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262892T9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:28Z | - |
dc.date.available | 2009-06-04 | - |
dc.date.issued | 2008-08-15 | - |
dc.identifier.citation | TIMM, Rita Mara Bueno. Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3343 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo de analisar a percepção da comunidade escolar em relação à mudança da matriz curricular no ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, com a proposta de estudo por disciplinas de Biologia, Física e Química. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de avaliar a proposta a partir das suas repercussões entre os envolvidos. Para o alcance desse objetivo, a metodologia utilizada esteve centrada em uma abordagem qualitativa. Trata-se da modificação na estrutura curricular do ensino de Ciências, que com a nova proposta passou a ser trabalhada separadamente por disciplinas (Química, Física e Biologia) e com profissionais especializados nas respectivas áreas. A partir da análise dos dados coletados e do acompanhamento junto à comunidade escolar foi possível constatar que o ensino de Ciências, separado por disciplinas, é mais uma possibilidade de ensinar e preparar melhor o cidadão, num esforço contínuo de qualificar e reconstruir com o aluno uma cultura científica, para que, ao estudar os fenômenos da natureza, possa compreender sua importância para a qualificação da vida individual e coletiva | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407136.pdf: 330355 bytes, checksum: 4bdbb117da957c0cc4fdc1ecda5efb69 (MD5) Previous issue date: 2008-08-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12631/407136.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | por |
dc.subject | CURRÍCULO - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | COMUNIDADE ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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407136.pdf | Texto Completo | 322,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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