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dc.creatorTimm, Rita Mara Bueno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262892T9por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:28Z-
dc.date.available2009-06-04-
dc.date.issued2008-08-15-
dc.identifier.citationTIMM, Rita Mara Bueno. Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3343-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo de analisar a percepção da comunidade escolar em relação à mudança da matriz curricular no ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, com a proposta de estudo por disciplinas de Biologia, Física e Química. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de avaliar a proposta a partir das suas repercussões entre os envolvidos. Para o alcance desse objetivo, a metodologia utilizada esteve centrada em uma abordagem qualitativa. Trata-se da modificação na estrutura curricular do ensino de Ciências, que com a nova proposta passou a ser trabalhada separadamente por disciplinas (Química, Física e Biologia) e com profissionais especializados nas respectivas áreas. A partir da análise dos dados coletados e do acompanhamento junto à comunidade escolar foi possível constatar que o ensino de Ciências, separado por disciplinas, é mais uma possibilidade de ensinar e preparar melhor o cidadão, num esforço contínuo de qualificar e reconstruir com o aluno uma cultura científica, para que, ao estudar os fenômenos da natureza, possa compreender sua importância para a qualificação da vida individual e coletivapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407136.pdf: 330355 bytes, checksum: 4bdbb117da957c0cc4fdc1ecda5efb69 (MD5) Previous issue date: 2008-08-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12631/407136.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectCURRÍCULO - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectCOMUNIDADE ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privadapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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