Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332
Document type: Dissertação
Title: Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
Author: Altenhofen, Marcele Elisa 
Advisor: Portanova, Ruth
Abstract (native): Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matemática, com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na formação de um cidadão crítico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o diálogo e a pesquisa em sala de aula. As reflexões aqui compartilhadas são partes de leituras e experiências vividas na sala de aula, além de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos teóricos estão amparados em autores como Olé Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambrósio. Na presente pesquisa estão descritas as questões emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a história da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflexões resultantes das mesmas. A análise dos resultados foi realizada a partir de questões que contribuem na formação do senso crítico do aluno, observando de que maneira a vivência cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas relações que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observação para coleta de dados e a triangulação como estratégia na análise das informações obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se à realidade descrita especificamente neste relato, que é parte de um processo, condizente com estes fatos
Keywords: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332
Issue Date: 17-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
403145.pdfTexto Completo2,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.