Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma contribuição para o ensino de Genética |
Autor: | Silveira, Luis Fernando dos Santos |
Primeiro orientador: | Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
Resumo: | Esse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho. |
Palavras-chave: | GENÉTICA - ENSINO PROGRAMADO EPISTEMOLOGIA GENÉTICA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO PÚBLICO EVASÃO ESCOLAR - BRASIL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | SILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319 |
Data de defesa: | 14-Mar-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
401333.pdf | Texto Completo | 3,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.