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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Luis Fernando dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239517Y0por
dc.contributor.advisor1Costa, Sayonara Salvador Cabral da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:23Z-
dc.date.available2008-05-27-
dc.date.issued2008-03-14-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319-
dc.description.resumoEsse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401333.pdf: 3407812 bytes, checksum: f2d36af6ae14c8245b412f77f6216d03 (MD5) Previous issue date: 2008-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12663/401333.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGENÉTICA - ENSINO PROGRAMADOpor
dc.subjectEPISTEMOLOGIA GENÉTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectENSINO PÚBLICOpor
dc.subjectEVASÃO ESCOLAR - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma contribuição para o ensino de Genéticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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