Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Luis Fernando dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239517Y0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Sayonara Salvador Cabral da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:23Z | - |
dc.date.available | 2008-05-27 | - |
dc.date.issued | 2008-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Luis Fernando dos Santos. Uma contribuição para o ensino de Genética. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3319 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho é um estudo de caso sobre ensino de Genética. O seu objetivo foi, a partir de reflexões fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud identificar as dificuldades no ensino de Genética e as possíveis contribuições de metodologias usando recursos interativos para a aprendizagem desse campo conceitual. Analisaram-se variáveis, nos bancos de dados do INEP como exemplo, índice de reprovação, evasão escolar, a existência de laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, entre outras a fim de contextualizar as condições de oferta da educação básica. O levantamento na base de dados do INEP revelou altas taxas de reprovação e evasão escolar e a insuficiência de recursos materiais e humanos para atender a demanda na rede pública e privada de educação. Constatou-se principalmente a carência de professores para ministrarem as disciplinas de Ciências (Química, Física e Biologia). Para realizar o estudo de caso delimitou-se o ensino de Genética pela sua importância no conhecimento científico atual e, do ponto de vista didático, a existência de dificuldades apresentadas por estudantes conforme referencial teórico estudado. A partir de uma pesquisa na internet a fontes idôneas, organizou-se um quadro de estratégias interativas e factíveis para o ensino de Genética. Como sujeitos dessa pesquisa participaram uma professora de uma escola privada de Porto Alegre, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e alunos concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados envolveu a entrevista dessa professora, que estava trabalhando os conteúdos de Genética, observações de aulas e análise dos exercícios resolvidos pelos alunos. A análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, textual discursiva e interpretativa. Os resultados encontrados indicaram que os alunos apresentam dificuldades no campo conceitual da Genética, coerentes com as referidas pelos autores que fundamentaram este trabalho. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401333.pdf: 3407812 bytes, checksum: f2d36af6ae14c8245b412f77f6216d03 (MD5) Previous issue date: 2008-03-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12663/401333.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | GENÉTICA - ENSINO PROGRAMADO | por |
dc.subject | EPISTEMOLOGIA GENÉTICA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO | por |
dc.subject | EVASÃO ESCOLAR - BRASIL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Uma contribuição para o ensino de Genética | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
401333.pdf | Texto Completo | 3,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.