Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
Document type: Dissertação
Title: Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível?
Author: Sauter, Danielle Kayser 
Advisor: Portanova, Ruth
Abstract (native): Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educação Matemática pode contribuir para a Educação para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, cooperação, respeito e honestidade. Foram propostos três projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educação para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente à Etnomatemática, envolvendo alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e a valorização do conhecimento dos alunos, de suas famílias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimarães e Stephan, que tratam da importância de Educar para a Paz. Para a análise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercussão direta na aprendizagem dos alunos e, foi possível refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educação para a Paz. Percebe-se que a mudança é possível, mas não é simples. Torna-se necessário buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa diária do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transformação na educação.
Keywords: EDUCAÇÃO
ETNOMATEMÁTICA
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PAZ
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SAUTER, Danielle Kayser. Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível?. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
Issue Date: 18-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400100.pdfTexto Completo23.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.