Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sauter, Danielle Kayser | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portanova, Ruth | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:21Z | - |
dc.date.available | 2008-04-10 | - |
dc.date.issued | 2007-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SAUTER, Danielle Kayser. Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível?. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educação Matemática pode contribuir para a Educação para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, cooperação, respeito e honestidade. Foram propostos três projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educação para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente à Etnomatemática, envolvendo alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e a valorização do conhecimento dos alunos, de suas famílias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimarães e Stephan, que tratam da importância de Educar para a Paz. Para a análise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercussão direta na aprendizagem dos alunos e, foi possível refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educação para a Paz. Percebe-se que a mudança é possível, mas não é simples. Torna-se necessário buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa diária do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transformação na educação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400100.pdf: 23677608 bytes, checksum: 4198966303b96f0d08f51404b89a14b4 (MD5) Previous issue date: 2007-12-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12653/400100.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ETNOMATEMÁTICA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | PAZ | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível? | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400100.pdf | Texto Completo | 23,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.