Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSauter, Danielle Kayser-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8por
dc.contributor.advisor1Portanova, Ruth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:21Z-
dc.date.available2008-04-10-
dc.date.issued2007-12-18-
dc.identifier.citationSAUTER, Danielle Kayser. Educação para a paz nas aulas de matemática, é possível?. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educação Matemática pode contribuir para a Educação para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, cooperação, respeito e honestidade. Foram propostos três projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educação para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente à Etnomatemática, envolvendo alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e a valorização do conhecimento dos alunos, de suas famílias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimarães e Stephan, que tratam da importância de Educar para a Paz. Para a análise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercussão direta na aprendizagem dos alunos e, foi possível refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educação para a Paz. Percebe-se que a mudança é possível, mas não é simples. Torna-se necessário buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa diária do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transformação na educação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400100.pdf: 23677608 bytes, checksum: 4198966303b96f0d08f51404b89a14b4 (MD5) Previous issue date: 2007-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12653/400100.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectETNOMATEMÁTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApor
dc.subjectPAZpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação para a paz nas aulas de matemática, é possível?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400100.pdfTexto Completo23,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.