Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos |
Autor: | Dias, Rozangela Vieira |
Primeiro orientador: | Portanova, Ruth |
Resumo: | A intenção deste estudo foi investigar a relevância do trabalho contextualizado como provocador de mudança no posicionamento dos alunos frente à Matemática e na sua integração na sociedade. Foi através de atividades motivadoras, da participação intensa dos alunos, nos debates, diálogos e questionamentos que o estudo sobre porcentagem aconteceu em uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, oriundos de famílias plantadoras de fumo na região de Camaquã, RS. A fundamentação teórica foi construída a partir da etnomatemática e da formação de um sujeito crítico, utilizando-se de princípios da construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos nas observações, questionários, diálogos e resolução de exercícios. Os alunos, durante as interações, utilizaram a linguagem do seu cotidiano para apresentar, discutir e defender suas idéias. As análises e os resultados evidenciaram que a construção dos conceitos esteve associada à aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos alunos e que os espaços criados para discussões em sala de aula proporcionaram a aprendizagem matemática e o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico dos alunos. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO MATEMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS ETNOMATEMÁTICA APRENDIZAGEM |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | DIAS, Rozangela Vieira. O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310 |
Data de defesa: | 16-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400101.pdf | Texto Completo | 1,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.