Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310
Document type: Dissertação
Title: O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos
Author: Dias, Rozangela Vieira
Advisor: Portanova, Ruth
Abstract (native): A intenção deste estudo foi investigar a relevância do trabalho contextualizado como provocador de mudança no posicionamento dos alunos frente à Matemática e na sua integração na sociedade. Foi através de atividades motivadoras, da participação intensa dos alunos, nos debates, diálogos e questionamentos que o estudo sobre porcentagem aconteceu em uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, oriundos de famílias plantadoras de fumo na região de Camaquã, RS. A fundamentação teórica foi construída a partir da etnomatemática e da formação de um sujeito crítico, utilizando-se de princípios da construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos nas observações, questionários, diálogos e resolução de exercícios. Os alunos, durante as interações, utilizaram a linguagem do seu cotidiano para apresentar, discutir e defender suas idéias. As análises e os resultados evidenciaram que a construção dos conceitos esteve associada à aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos alunos e que os espaços criados para discussões em sala de aula proporcionaram a aprendizagem matemática e o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico dos alunos.
Keywords: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MATEMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOMATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: DIAS, Rozangela Vieira. O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310
Issue Date: 16-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400101.pdfTexto Completo1,99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.