Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos
Autor: Dias, Rozangela Vieira
Primeiro orientador: Portanova, Ruth
Resumo: A intenção deste estudo foi investigar a relevância do trabalho contextualizado como provocador de mudança no posicionamento dos alunos frente à Matemática e na sua integração na sociedade. Foi através de atividades motivadoras, da participação intensa dos alunos, nos debates, diálogos e questionamentos que o estudo sobre porcentagem aconteceu em uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, oriundos de famílias plantadoras de fumo na região de Camaquã, RS. A fundamentação teórica foi construída a partir da etnomatemática e da formação de um sujeito crítico, utilizando-se de princípios da construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos nas observações, questionários, diálogos e resolução de exercícios. Os alunos, durante as interações, utilizaram a linguagem do seu cotidiano para apresentar, discutir e defender suas idéias. As análises e os resultados evidenciaram que a construção dos conceitos esteve associada à aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos alunos e que os espaços criados para discussões em sala de aula proporcionaram a aprendizagem matemática e o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico dos alunos.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MATEMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
ETNOMATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: DIAS, Rozangela Vieira. O uso de porcentagem no cotidiano dos alunos. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3310
Data de defesa: 16-Jan-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400101.pdfTexto Completo1,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.