Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3301
Document type: Dissertação
Title: Contribuições de projetos de aula na educação científica e tecnológica
Author: Fernandes, Carlos Adalberto de Campos
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Abstract (native): Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de um Curso Técnico de Informática de uma Escola Técnica durante um semestre letivo e constituiu uma amostra de um universo maior que corresponde ao trabalho desenvolvido com projetos ao longo de uma década nesta mesma Escola. Este trabalho tem o propósito de compreender de que forma projetos, utilizados como suporte pedagógico, podem favorecer o processo de aprendizagem do aluno em uma abordagem construtivista, utilizando os pressupostos do educar pela pesquisa em um ambiente da Educação Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada foi a Análise Textual, unitarizando e categorizando os depoimentos dos alunos, sujeitos da pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de depoimentos livres. A partir da análise dos depoimentos, após o processo de unitarização emergiram as seguintes categorias: realidade profissional, teoria versus prática, autonomia e projetos de aula. Esta última representa uma categoria mais ampla, subdividida em pesquisa, construção do conhecimento, conhecimento colaborativo e resolução de problemas. As categorias foram analisadas em separado, mas integradas entre si e com os depoimentos dos alunos, permitindo conferir um nexo à pesquisa. Os resultados da pesquisa permitiram corroborar a percepção de que os alunos, ao utilizar Projetos de Aula, encontram um ambiente escolar que pode favorecer a aprendizagem pela construção. A possibilidade de trazer para a sala de aula o fazer e o saber, a prática e a teoria, permitiu compreender como os projetos podem auxiliar o professor como mediador da construção do conhecimento pelo aluno, retirando a artificialidade da aula tradicional, trazendo o mundo do trabalho para dentro da sala de aula. Foi dado um destaque especial à questão da construção da autonomia obtida pelo enfrentamento de situações-problema do mundo do trabalho e que levam o aluno ao crescimento pessoal através da tomada de decisões, da reciprocidade com o outro e do confronto argumentativo com seus pares, mediado pela figura do professor.
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO
PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PROJETOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: FERNANDES, Carlos Adalberto de Campos. Contribuições de projetos de aula na educação científica e tecnológica. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3301
Issue Date: 26-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399292.pdfTexto Completo1.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.