Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2563
Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepages
Autor: Glock, Sílvio Soibelmann 
Primeiro orientador: Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as concepções de envelhecimento manifestadas por idosos que freqüentam as Oficinas de Inclusão Digital (15), que integram um Projeto Matriz de Pesquisa oferecido pela PUCRS, desenvolvido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia em parceria com a Faculdade de Educação da PUCRS. Para tanto, idosos voluntários socialmente ativos, que participam das oficinas pedagógicas, foram instrumentalizados para o uso da informática na elaboração de homepages, para que pudessem se valer delas para projetar no universo virtual, sua capacidade de expressar sua produção intelectual. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa de cunho interpretativo, utilizando-se principalmente as idéias de Kachar (2003), Kahn e Antonucci (1980), Neri (1991) e Tapia (1999). Os dados foram coletados pela análise das homepages elaboradas pelos participantes, sendo utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2004) para identificar as categorias que permeiam as concepções de envelhecimento que os idosos registraram na homepage individual. A partir das análises de suas concepções constatou-se a presença das categorias biológica, psicossociocultural e educacional (aprendizagem). O computador se revelou também como instrumento com potencial para valorização social. Idosos participantes mencionaram que voltaram a se sentir úteis ao próximo, afirmando que o computador lhes permitiu o retorno à atividade produtiva e a vislumbrar novas perspectivas para o seu futuro. Conclui-se, pois, que o domínio da informática, na época atual, pode ser considerado uma ferramenta também com potencial para a valorização e reinserção social para idosos.
Palavras-chave: ENVELHECIMENTO
INCLUSÃO DIGITAL
WEB SITES - ASPECTOS SOCIAIS
OFICINAS PEDAGÓGICAS
GERONTOLOGIA
IDOSOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: GLOCK, Sílvio Soibelmann. A concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepages. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2563
Data de defesa: 13-Jul-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
402606.pdfTexto Completo726,65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.