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dc.creatorGlock, Sílvio Soibelmann-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704734Z6por
dc.contributor.advisor1Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:53:19Z-
dc.date.available2008-07-07-
dc.date.issued2005-07-13-
dc.identifier.citationGLOCK, Sílvio Soibelmann. A concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepages. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2563-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou analisar as concepções de envelhecimento manifestadas por idosos que freqüentam as Oficinas de Inclusão Digital (15), que integram um Projeto Matriz de Pesquisa oferecido pela PUCRS, desenvolvido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia em parceria com a Faculdade de Educação da PUCRS. Para tanto, idosos voluntários socialmente ativos, que participam das oficinas pedagógicas, foram instrumentalizados para o uso da informática na elaboração de homepages, para que pudessem se valer delas para projetar no universo virtual, sua capacidade de expressar sua produção intelectual. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa de cunho interpretativo, utilizando-se principalmente as idéias de Kachar (2003), Kahn e Antonucci (1980), Neri (1991) e Tapia (1999). Os dados foram coletados pela análise das homepages elaboradas pelos participantes, sendo utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2004) para identificar as categorias que permeiam as concepções de envelhecimento que os idosos registraram na homepage individual. A partir das análises de suas concepções constatou-se a presença das categorias biológica, psicossociocultural e educacional (aprendizagem). O computador se revelou também como instrumento com potencial para valorização social. Idosos participantes mencionaram que voltaram a se sentir úteis ao próximo, afirmando que o computador lhes permitiu o retorno à atividade produtiva e a vislumbrar novas perspectivas para o seu futuro. Conclui-se, pois, que o domínio da informática, na época atual, pode ser considerado uma ferramenta também com potencial para a valorização e reinserção social para idosos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402606.pdf: 744085 bytes, checksum: 0e4e35cde32c7da7e3fa83a644bf4f5b (MD5) Previous issue date: 2005-07-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10320/402606.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentInstituto de Geriatria e Gerontologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENVELHECIMENTOpor
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpor
dc.subjectWEB SITES - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectOFICINAS PEDAGÓGICASpor
dc.subjectGERONTOLOGIApor
dc.subjectIDOSOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleA concepção de envelhecimento que permeia os processos de ensino e aprendizagem nas oficinas de elaboração de homepagespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

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