Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422
Document type: Tese
Title: Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social
Author: Luz, Patricia Camera Varella da 
Advisor: Kern, Maria Lúcia Bastos
Abstract (native): Esta tese investiga a representação da identidade cultural na Bienal de Artes Visuais do Mercosul (BAVM). O objeto de estudo é o ensaio Sangre, feito pelo fotógrafo argentino Diego Levy, e o ensaio Fin de Zona Urbana, realizado pelo fotógrafo paraguaio Carlos Bittar. Ambos estão veiculados no quarto catálogo da BAVM (2003). Como parâmetros de estudo, analisam-se as quatro primeiras edições da BAVM (1997-2003), a fotografia e o sujeito moderno. Com base nas pesquisas sobre identidade desenvolvidas por Néstor García Canclini, Anthony Giddens e fundamentalmente Alain Touraine, o trabalho pauta-se na afirmação de que o ser humano experimenta o distanciamento entre Estado e sujeito. Considerando este contexto, defende-se que as identidades culturais representadas nestes ensaios fotográficos se encontram em processo e seu devir se dá na dinâmica deste sujeito em (re)territorializar-se. Este entendimento é afirmado com base na teoria da dinâmica de multiterritorialização desenvolvida por Rogério Haesbaert. Com fundamento nos estudos de André Rouillé, entende-se que os ensaios de Diego Levy e Carlos Bittar são resultados obtidos pela práxis da fotografia-expressão. Nesta pesquisa a BAVM é compreendida como espaço histórico. Tanto o sujeito-fotógrafo, quanto o sujeito-fotografado são percebidos como atores sociais.
Abstract (english): This thesis investigates the representation of cultural identity at Mercosul Biennial. The object of study is the photo essay Sangre, made by argentine Diego Levy, and the photo essay Fin de Zone Urban, made by paraguayan Carlos Bittar. These essays are printed in catalogue (Mercosul Biennial, 2003). The aim is analyze the four editions of BAVM (1997-2003), the photography and the modern subject. Based on investigation about identity, developed by Néstor García Canclini, Anthony Giddens and fundamentally Alain Touraine, this research affirms that the individual lives the estrangement between the State and the subject. Considering this context, this thesis argues that cultural identities are represented in these photo essays together to the process of making multiple territories. The main line of this interpretation is based on the theory about the dynamics of new territorialities developed by Rogério Haesbaert. Through the investigation developed by André Rouillé, this research understands that the photo essays were obtained by the praxis of photography-expression. This thesis recognized that the Mercosul Biennial is historic place. The photographer and the person photographed are associated as social actors.
Keywords: IDENTIDADE CULTURAL
ARTES VISUAIS
ARTE - MERCOSUL - BIENAL
FOTOGRAFIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: LUZ, Patricia Camera Varella da. Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422
Issue Date: 23-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437991.pdfTexto Completo8.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.