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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2393
Document type: | Tese |
Title: | A indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978) |
Author: | Roehe, Nara Simone |
Advisor: | Fay, Cláudia Musa |
Abstract (native): | O estabelecimento da indústria automobilística multinacional deu-se na década de 1950, não somente através do esforço, mas também da disposição e da estratégia do Estado brasileiro. Seguindo o modelo desenvolvimentista, a criação do GEIA, em 1956, destacou-se como sendo a primeira legislação específica para o setor automotivo que estabeleceu as regras, assim como a concessão de estímulos e desestímulos para a instalação e atuação daquela indústria no país. No entanto, com as implicações políticas posteriormente ocorridas, o GEIA foi desmembrado e sua atuação, como instrumento legal, levada à inexpressividade. Por outro lado, após sua maturação no país hospedeiro, entre os anos de 1968 e 1973, a indústria automobilística se apresentou como um dos segmentos líderes e principais pilares da expansão econômica brasileira, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB nacional, cuja variação percentual no período consagrou o milagre econômico. Mas, frente à exaustão do crescimento interno acelerado e à crise internacional do petróleo, a partir de 1974, o governo Geisel adotou medidas restritivas preconizando a busca do saneamento econômico. Estas diretrizes do Estado, ao serem aplicadas, promoveram divergências entre os interesses corporativos daquele setor da indústria e os interesses nacionais do Brasil. Nesse sentido, depois de um momento de grande expansão e desregulamentação, o ajustamento da indústria automobilística as novas políticas econômicas conflitaram o governo com aquele segmento que é considerado o motor da industrialização brasileira |
Keywords: | HISTÓRIA BRASIL - HISTÓRIA - GOVERNO GEISEL POLÍTICA ECONÔMICA - BRASIL INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA ESTADO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | ROEHE, Nara Simone. A indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978). 2011. 169 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2393 |
Issue Date: | 31-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
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