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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Roehe, Nara Simone | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753614H8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fay, Cláudia Musa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:47:30Z | - |
dc.date.available | 2011-05-09 | - |
dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
dc.identifier.citation | ROEHE, Nara Simone. A indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978). 2011. 169 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2393 | - |
dc.description.resumo | O estabelecimento da indústria automobilística multinacional deu-se na década de 1950, não somente através do esforço, mas também da disposição e da estratégia do Estado brasileiro. Seguindo o modelo desenvolvimentista, a criação do GEIA, em 1956, destacou-se como sendo a primeira legislação específica para o setor automotivo que estabeleceu as regras, assim como a concessão de estímulos e desestímulos para a instalação e atuação daquela indústria no país. No entanto, com as implicações políticas posteriormente ocorridas, o GEIA foi desmembrado e sua atuação, como instrumento legal, levada à inexpressividade. Por outro lado, após sua maturação no país hospedeiro, entre os anos de 1968 e 1973, a indústria automobilística se apresentou como um dos segmentos líderes e principais pilares da expansão econômica brasileira, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB nacional, cuja variação percentual no período consagrou o milagre econômico. Mas, frente à exaustão do crescimento interno acelerado e à crise internacional do petróleo, a partir de 1974, o governo Geisel adotou medidas restritivas preconizando a busca do saneamento econômico. Estas diretrizes do Estado, ao serem aplicadas, promoveram divergências entre os interesses corporativos daquele setor da indústria e os interesses nacionais do Brasil. Nesse sentido, depois de um momento de grande expansão e desregulamentação, o ajustamento da indústria automobilística as novas políticas econômicas conflitaram o governo com aquele segmento que é considerado o motor da industrialização brasileira | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431090.pdf: 1270992 bytes, checksum: 3bec9656fd7e1d8f1511f6eefee31164 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10446/431090.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | HISTÓRIA | por |
dc.subject | BRASIL - HISTÓRIA - GOVERNO GEISEL | por |
dc.subject | POLÍTICA ECONÔMICA - BRASIL | por |
dc.subject | INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA | por |
dc.subject | ESTADO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | A indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978) | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
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File | Description | Size | Format | |
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