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dc.creatorRoehe, Nara Simone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753614H8por
dc.contributor.advisor1Fay, Cláudia Musa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:30Z-
dc.date.available2011-05-09-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.citationROEHE, Nara Simone. A indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978). 2011. 169 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2393-
dc.description.resumoO estabelecimento da indústria automobilística multinacional deu-se na década de 1950, não somente através do esforço, mas também da disposição e da estratégia do Estado brasileiro. Seguindo o modelo desenvolvimentista, a criação do GEIA, em 1956, destacou-se como sendo a primeira legislação específica para o setor automotivo que estabeleceu as regras, assim como a concessão de estímulos e desestímulos para a instalação e atuação daquela indústria no país. No entanto, com as implicações políticas posteriormente ocorridas, o GEIA foi desmembrado e sua atuação, como instrumento legal, levada à inexpressividade. Por outro lado, após sua maturação no país hospedeiro, entre os anos de 1968 e 1973, a indústria automobilística se apresentou como um dos segmentos líderes e principais pilares da expansão econômica brasileira, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB nacional, cuja variação percentual no período consagrou o milagre econômico. Mas, frente à exaustão do crescimento interno acelerado e à crise internacional do petróleo, a partir de 1974, o governo Geisel adotou medidas restritivas preconizando a busca do saneamento econômico. Estas diretrizes do Estado, ao serem aplicadas, promoveram divergências entre os interesses corporativos daquele setor da indústria e os interesses nacionais do Brasil. Nesse sentido, depois de um momento de grande expansão e desregulamentação, o ajustamento da indústria automobilística as novas políticas econômicas conflitaram o governo com aquele segmento que é considerado o motor da industrialização brasileirapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431090.pdf: 1270992 bytes, checksum: 3bec9656fd7e1d8f1511f6eefee31164 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10446/431090.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHISTÓRIApor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA - GOVERNO GEISELpor
dc.subjectPOLÍTICA ECONÔMICA - BRASILpor
dc.subjectINDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICApor
dc.subjectESTADOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA indústria automobilística e a política econômica do governo Geisel: tensão em uma parceria histórica (1974 - 1978)por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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