Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2352
Document type: Dissertação
Title: Cotidiano, escrita de si e coronelismocorrespondência de Manoel de Freitas Valle Filho a Borges de Medeiros (1903-1916)
Author: Silva, Milena de Souza da 
Advisor: Bakos, Margaret Marchiori
Abstract (native): Este trabalho que traz por título Cotidiano, Escritas de si e o Coronelismo: a correspondência de Manoel de Freitas Valle Filho a Borges de Medeiros (1903 a 1916), visa analisar um Corpus documental ainda não usado, formado por 58 correspondências de Manoel de Freitas Valle Filho a Borges de Medeiros, no período entre 1903 a 1916. Justifica-se por tratar de uma conjuntura da história do Rio Grande do Sul de extrema importância, pois é o momento de criação de uma forma de poder político o coronelismo de historiografia lacunosa; também por analisar correspondências reservadas trocadas entre coronéis gaúchos; há poucas informações na historiografia gaúcha sobre o coronel Manoel de Freitas Valle Filho, que foi Vice-Presidente do Estado do Rio Grande do Sul junto ao Presidente Carlos Barbosa Gonçalves, no período que vai de 1908 a 1912. Essa fase foi um momento de descontinuidade no longo período em que Borges de Medeiros exerceu um poder autoritário neste Estado (1898 1928). O trabalho tem como objetivo: Investigar as relações entre o chefe político estadual Borges de Medeiros e o chefe político local Manoel de Freitas Valle Filho, no período de 1903 a 1916, protagonistas do coronelismo gaúcho. Tendo em vista as relações pessoais de Manoel de Freitas Valle Filho com o partido de oposição ao PRR, questiona-se até que ponto a presença do mesmo, como Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, pode ter sido tramada para acalmar os ânimos da oposição? Constata-se nas correspondências, que Freitas Valle era um autor que escrevia discursos com objetivos de quem deseja apaziguar ânimos, na busca de resolver discórdias, sem, entretanto, lograr agradar a todos, como evidenciam suas cartas.
Keywords: RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA POLÍTICA
CORONELISMO - RIO GRANDE DO SUL
BRASIL - HISTÓRIA - REPÚBLICA, 1889-1930
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Milena de Souza da. Cotidiano, escrita de si e coronelismocorrespondência de Manoel de Freitas Valle Filho a Borges de Medeiros (1903-1916). 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2352
Issue Date: 20-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
425809.pdfTexto Completo995,25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.