Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
Document type: | Dissertação |
Title: | A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
Author: | Rowell, Vania Morales |
Advisor: | Poersch, José Marcelino |
Abstract (native): | O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino |
Keywords: | LINGÜÍSTICA ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS - ENSINO APRENDIZAGEM CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO CONCEITOS (LINGÜÍSTICA) |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124 |
Issue Date: | 22-Jan-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388587.pdf | Texto Completo | 386,46 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.