Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
Document type: Dissertação
Title: A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
Author: Rowell, Vania Morales 
Advisor: Poersch, José Marcelino
Abstract (native): O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino
Keywords: LINGÜÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS - ENSINO
APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO
CONCEITOS (LINGÜÍSTICA)
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
Issue Date: 22-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388587.pdfTexto Completo386,46 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.