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dc.creatorRamos, Norma Suely Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213268T2por
dc.contributor.advisor1Lamprecht, Regina Ritter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:51Z-
dc.date.available2009-09-24-
dc.date.issued2005-04-26-
dc.identifier.citationRAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testes. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1920-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416793.pdf: 943063 bytes, checksum: 1955dcc6c8faacb6a6602780ae5b47cf (MD5) Previous issue date: 2005-04-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9957/416793.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMETALINGÜÍSTICApor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectMETAFONOLOGIApor
dc.subjectMETACOGNIÇÃOpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectLEITURA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectPORTUGUÊSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleConsciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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