Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Norma Suely Campos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213268T2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lamprecht, Regina Ritter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:51Z | - |
dc.date.available | 2009-09-24 | - |
dc.date.issued | 2005-04-26 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testes. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1920 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416793.pdf: 943063 bytes, checksum: 1955dcc6c8faacb6a6602780ae5b47cf (MD5) Previous issue date: 2005-04-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9957/416793.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | METALINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM | por |
dc.subject | METAFONOLOGIA | por |
dc.subject | METACOGNIÇÃO | por |
dc.subject | ESCRITA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | LEITURA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | PORTUGUÊS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Consciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testes | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
416793.pdf | Texto Completo | 920.96 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.