Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1916
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relevância e compreensão na literatura infantil : uma análise na interface semântica/pragmática
Autor: Oliveira, Rita de Cássia 
Primeiro orientador: Costa, Jorge Campos da
Resumo: O presente estudo, inserido na área temática da Lingüística, tem por objetivo verificar a eficácia de uma abordagem do significado na interface interna das subáreas semântica/pragmática para a compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira, com a qual propomos uma interface externa. A arquitetura teórica composta pela Teoria das Implicaturas de Grice (1975), bem como as ampliações e revisões de seus estudos iniciais propostos por Costa (1984, 2004) e Levinson (2000) além da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1986, 1995), foi aplicada como método de análise à obra Que raio de história!, de Sylvia Orthof (1994), escolhida para ilustrar os principais conceitos das teorias. A fim de legitimar a análise, foi realizado um experimento com 20 crianças, leitores-em-processo, de acordo com a classificação proposta por Coelho (2000). A primeira parte do experimento consistiu de dois questionários, um a ser respondido antes da leitura da obra e outro após, e a segunda, no reconto por escrito das histórias. As questões presentes nos questionários buscavam ilustrar a compreensão das intenções expressas pelos enunciados, fora de um contexto específico, no caso do primeiro, e no contexto construído a partir da leitura da obra, no segundo. O reconto da narrativa objetivava evidenciar o modo como essas intenções, mesmo implícitas no texto, são determinantes para a compreensão da história. A análise teórica mostrou que uma leitura baseada apenas na decodificação do texto não é suficiente para abarcar a complexidade do processo de compreensão, o que evidencia a necessidade de uma abordagem na interface semântica/pragmática. O experimento ilustrou a análise teórica, corroborando a tese de que é pela associação dos significados explícitos e implícitos presentes na narrativa que os leitores constroem uma representação condizente com o que a obra veicula. Pela união da análise teórica com os resultados do experimento, foi possível comprovar que o construto teórico proposto é capaz de descrever e explicar o acesso às intenções que subjazem aos enunciados e o modo como dito e implicado se fundem no processo de compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira.
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
SEMÂNTICA
PRAGMÁTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Rita de Cássia. Relevância e compreensão na literatura infantil : uma análise na interface semântica/pragmática. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1916
Data de defesa: 23-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
414587.pdfTexto Completo4,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.