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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235948Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Jorge Campos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:50Z | - |
dc.date.available | 2009-07-10 | - |
dc.date.issued | 2009-01-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rita de Cássia. Relevância e compreensão na literatura infantil : uma análise na interface semântica/pragmática. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1916 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo, inserido na área temática da Lingüística, tem por objetivo verificar a eficácia de uma abordagem do significado na interface interna das subáreas semântica/pragmática para a compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira, com a qual propomos uma interface externa. A arquitetura teórica composta pela Teoria das Implicaturas de Grice (1975), bem como as ampliações e revisões de seus estudos iniciais propostos por Costa (1984, 2004) e Levinson (2000) além da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1986, 1995), foi aplicada como método de análise à obra Que raio de história!, de Sylvia Orthof (1994), escolhida para ilustrar os principais conceitos das teorias. A fim de legitimar a análise, foi realizado um experimento com 20 crianças, leitores-em-processo, de acordo com a classificação proposta por Coelho (2000). A primeira parte do experimento consistiu de dois questionários, um a ser respondido antes da leitura da obra e outro após, e a segunda, no reconto por escrito das histórias. As questões presentes nos questionários buscavam ilustrar a compreensão das intenções expressas pelos enunciados, fora de um contexto específico, no caso do primeiro, e no contexto construído a partir da leitura da obra, no segundo. O reconto da narrativa objetivava evidenciar o modo como essas intenções, mesmo implícitas no texto, são determinantes para a compreensão da história. A análise teórica mostrou que uma leitura baseada apenas na decodificação do texto não é suficiente para abarcar a complexidade do processo de compreensão, o que evidencia a necessidade de uma abordagem na interface semântica/pragmática. O experimento ilustrou a análise teórica, corroborando a tese de que é pela associação dos significados explícitos e implícitos presentes na narrativa que os leitores constroem uma representação condizente com o que a obra veicula. Pela união da análise teórica com os resultados do experimento, foi possível comprovar que o construto teórico proposto é capaz de descrever e explicar o acesso às intenções que subjazem aos enunciados e o modo como dito e implicado se fundem no processo de compreensão de narrativas da Literatura Infantil Brasileira. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414587.pdf: 4378940 bytes, checksum: 7d46d639bf275c8cbd6d19fef1d9b020 (MD5) Previous issue date: 2009-01-23 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9943/414587.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | SEMÂNTICA | por |
dc.subject | PRAGMÁTICA | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Relevância e compreensão na literatura infantil : uma análise na interface semântica/pragmática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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414587.pdf | Texto Completo | 4,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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