Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1887
Document type: Dissertação
Title: Desenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anos
Author: Carvalho, Queiti 
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Abstract (native): O presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Tem por objetivo verificar as correlações entre o grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, e o desempenho em tarefas de compreensão de uma história ouvida. A pesquisa abrange crianças da faixa etária de cinco e seis anos que freqüentam a pré-escola. A amostra estudada envolveu 30 sujeitos, divididos em dois grupos, 15 sujeitos de cinco anos e 15 sujeitos de seis anos, de uma escola municipal de educação infantil da cidade de São Leopoldo RS. Para o estudo, utilizou-se o teste formal de avaliação do vocabulário (BEFI-LOPES, 2004) contido no ABFW Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (ANDRADE, BEFI-LOPES, FERNANDES E WERTZNER, 2004) e o modelo usado por Brandão e Spinillo (1998) para a verificação da compreensão de história: leitura do texto A flor e o passarinho e perguntas sobre o mesmo. Acrescentou-se a isso uma tarefa de retiradas de figuras não pertencentes à narrativa ouvida; e outra de ordenação de figuras da história com a respectiva justificativa da ordem dada. Os resultados mostraram que os sujeitos mais velhos obtiveram um melhor grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, assim como realizaram menos substituições. Estes também apresentaram maior precisão nas respostas às perguntas sobre a história e melhores escores de ordenação e justificativa da ordem das figuras em relação aos sujeitos mais jovens. Verificou-se, ainda, que há correlação positiva entre as tarefas de compreensão de história ouvida, confirmando a importância da utilização de um conjunto de atividades para a investigação dos processos de entendimento (FARR e CAREY, 1986; BRANDÃO e SPINILLO, 1998). Da mesma forma, constatou-se que há correlação positiva entre os escores dos instrumentos utilizados. Assim, conclui-se que há relação entre o desenvolvimento semântico da criança e o seu desempenho em tarefas de compreensão de história ouvida. Este estudo contribuiu para a busca por um perfil de desenvolvimento do sujeito pré-escolar, ressaltando o valor desse tipo de estudo, visto que é um tema de recente investigação.
Keywords: PSICOLINGÜÍSTICA
LINGÜÍSTICA
SEMÂNTICA - CRIANÇAS
LINGUAGEM - CRIANÇAS
COMPREENSÃO DE TEXTOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CARVALHO, Queiti. Desenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anos. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1887
Issue Date: 14-Jan-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410041.pdfTexto Completo2,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.