Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Queiti-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235474E5por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:41Z-
dc.date.available2009-03-16-
dc.date.issued2009-01-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Queiti. Desenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anos. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1887-
dc.description.resumoO presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Tem por objetivo verificar as correlações entre o grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, e o desempenho em tarefas de compreensão de uma história ouvida. A pesquisa abrange crianças da faixa etária de cinco e seis anos que freqüentam a pré-escola. A amostra estudada envolveu 30 sujeitos, divididos em dois grupos, 15 sujeitos de cinco anos e 15 sujeitos de seis anos, de uma escola municipal de educação infantil da cidade de São Leopoldo RS. Para o estudo, utilizou-se o teste formal de avaliação do vocabulário (BEFI-LOPES, 2004) contido no ABFW Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (ANDRADE, BEFI-LOPES, FERNANDES E WERTZNER, 2004) e o modelo usado por Brandão e Spinillo (1998) para a verificação da compreensão de história: leitura do texto A flor e o passarinho e perguntas sobre o mesmo. Acrescentou-se a isso uma tarefa de retiradas de figuras não pertencentes à narrativa ouvida; e outra de ordenação de figuras da história com a respectiva justificativa da ordem dada. Os resultados mostraram que os sujeitos mais velhos obtiveram um melhor grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, assim como realizaram menos substituições. Estes também apresentaram maior precisão nas respostas às perguntas sobre a história e melhores escores de ordenação e justificativa da ordem das figuras em relação aos sujeitos mais jovens. Verificou-se, ainda, que há correlação positiva entre as tarefas de compreensão de história ouvida, confirmando a importância da utilização de um conjunto de atividades para a investigação dos processos de entendimento (FARR e CAREY, 1986; BRANDÃO e SPINILLO, 1998). Da mesma forma, constatou-se que há correlação positiva entre os escores dos instrumentos utilizados. Assim, conclui-se que há relação entre o desenvolvimento semântico da criança e o seu desempenho em tarefas de compreensão de história ouvida. Este estudo contribuiu para a busca por um perfil de desenvolvimento do sujeito pré-escolar, ressaltando o valor desse tipo de estudo, visto que é um tema de recente investigação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410041.pdf: 2071407 bytes, checksum: aca23386939c29a414d6ed8417b8b761 (MD5) Previous issue date: 2009-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9883/410041.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLINGÜÍSTICApor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectSEMÂNTICA - CRIANÇASpor
dc.subjectLINGUAGEM - CRIANÇASpor
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDesenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410041.pdfTexto Completo2.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.