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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
Autor: | Silveira, Silvana Souza |
Primeiro orientador: | Costa, Jorge Campos da |
Resumo: | Conhecer o léxico de uma língua e ser capaz de decodificá-lo não é o suficiente para compreender o significado implícito dessa língua. É necessário, também, reconhecer as intenções do falante no momento da enunciação. Este estudo apresentará, primeiramente, os fundamentos da significação explícita e da significação implícita, por meio de teorias semânticas e pragmáticas, respectivamente. Argumentaremos que é impossível pensar nessas teorias como autônomas, se levarmos em consideração que a língua é composta de aspectos semânticos e pragmáticos, prova de que há uma forte interface entre esses dois níveis. A fim de mostrarmos como os falantes de uma língua inferem no significado implícito, escolhemos a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), refinada pela proposta de Costa (1984, 2005). Elaboramos um questionário composto de 21 diálogos ricos em Implicaturas Convencionais e Conversacionais para testar o potencial teórico das duas teorias e, também, para verificar se falantes nativos do português do Brasil e falantes não-nativos do português, especificamente falantes do mandarin, com um período de imersão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil, apresentam diferenças significativas em suas inferências. Concluímos que Grice e Costa oferecem explicações consistentes e sistemáticas de como inferências pragmáticas são realizadas. O resultado do questionário mostrou que os dois grupos estudados não apresentam diferenças estatísticas significantes, embora, do ponto de vista qualitativo, tais diferenças parecem ser significantes, especialmente no que diz respeito à comunicação oral. Além disso, será oferecida como sugestão que os professores de L2 conheçam as teorias do significado abordadas nesta tese para que possam, dessa forma, otimizar a sua prática pedagógica. |
Palavras-chave: | LINGÜÍSTICA SEMÂNTICA PRAGMÁTICA IMPLICATURAS, TEORIA DAS INFERÊNCIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PORTUGUÊS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVEIRA, Silvana Souza. Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2. 2007. 152 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851 |
Data de defesa: | 12-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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400557.pdf | Texto Completo | 654,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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