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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silveira, Silvana Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730447H0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Jorge Campos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:31Z | - |
dc.date.available | 2008-04-29 | - |
dc.date.issued | 2007-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Silvana Souza. Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2. 2007. 152 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851 | - |
dc.description.resumo | Conhecer o léxico de uma língua e ser capaz de decodificá-lo não é o suficiente para compreender o significado implícito dessa língua. É necessário, também, reconhecer as intenções do falante no momento da enunciação. Este estudo apresentará, primeiramente, os fundamentos da significação explícita e da significação implícita, por meio de teorias semânticas e pragmáticas, respectivamente. Argumentaremos que é impossível pensar nessas teorias como autônomas, se levarmos em consideração que a língua é composta de aspectos semânticos e pragmáticos, prova de que há uma forte interface entre esses dois níveis. A fim de mostrarmos como os falantes de uma língua inferem no significado implícito, escolhemos a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), refinada pela proposta de Costa (1984, 2005). Elaboramos um questionário composto de 21 diálogos ricos em Implicaturas Convencionais e Conversacionais para testar o potencial teórico das duas teorias e, também, para verificar se falantes nativos do português do Brasil e falantes não-nativos do português, especificamente falantes do mandarin, com um período de imersão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil, apresentam diferenças significativas em suas inferências. Concluímos que Grice e Costa oferecem explicações consistentes e sistemáticas de como inferências pragmáticas são realizadas. O resultado do questionário mostrou que os dois grupos estudados não apresentam diferenças estatísticas significantes, embora, do ponto de vista qualitativo, tais diferenças parecem ser significantes, especialmente no que diz respeito à comunicação oral. Além disso, será oferecida como sugestão que os professores de L2 conheçam as teorias do significado abordadas nesta tese para que possam, dessa forma, otimizar a sua prática pedagógica. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400557.pdf: 670003 bytes, checksum: 0f5f847356027262b2a51fb682a71622 (MD5) Previous issue date: 2007-11-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9788/400557.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | SEMÂNTICA | por |
dc.subject | PRAGMÁTICA | por |
dc.subject | IMPLICATURAS, TEORIA DAS | por |
dc.subject | INFERÊNCIA | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA | por |
dc.subject | PORTUGUÊS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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400557.pdf | Texto Completo | 654,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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