Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1656
Document type: Tese
Title: Efeito do uso de condimentos e da participação da família na adesão à restrição de sódio em um grupo de hipertensos
Author: Dallepiane, Loiva Beatriz 
Advisor: Bós, ângelo José Gonçalves
Abstract (native): Introdução: este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da utilização de condimentos na participação familiar e na adesão à restrição de sódio pelo hipertenso. Métodos: estudo de intervenção com hipertensos, acima de 50 anos de idade, cadastrados no Centro de Atendimento à Saúde, em Ijuí / RS, aleatoriamente agrupados em Grupo Controle e Grupo Sabor. A comparação foi feita com avaliações bioquímicas do soro e sódio urinário de 24 horas, no início, após 3 meses e após 6 meses. A intervenção constou na inclusão de condimentos, sem propriedade diurética no Grupo Sabor, em preparações culinárias, previamente testadas sem adição de sal (NaCl). Os dois grupos receberam visitas domiciliares alternadamente em visita semanal, quinzenal e mensal somente no período da intervenção. Para a análise estatística foi utilizado o teste de Qui-Quadrado, t-Student, Análise de Variância (ANOVA), Z de proporções e regressão logística. Resultados: Das pessoas elegíveis para o estudo, 51 delas iniciaram e 45 permaneceram até o final. Os principais resultados observados, indicam que o valor médio da excreção de sódio urinário de 24 horas na avaliação inicial (154 ± 68,9 mEq/24) foi significativamente mais baixo após a intervenção (122 ± 63,8 mEq/24 h) no grupo Sabor. A adesão à ingestão de sódio &#8804; 2400 mg ao dia no Grupo Sabor, no início da intervenção foi de 32% e aumentou significativamente para 60% ao final da intervenção (p < 0,05). Na análise de regressão logística, pessoas com participação familiar, no Grupo Sabor tiveram significativamente mais chances de apresentarem ingestão normal de sódio no final da intervenção e após 3 meses sem intervenção. Conclusões: A família e os condimentos exerceram ação sinérgica importante na adesão à restrição de sódio.
Keywords: GERIATRIA
HIPERTENSÃO ARTERIAL
CLORETO DE SÓDIO NA DIETA
RELAÇÕES FAMILIARES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: DALLEPIANE, Loiva Beatriz. Efeito do uso de condimentos e da participação da família na adesão à restrição de sódio em um grupo de hipertensos. 2004. 118 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1656
Issue Date: 24-Mar-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
320791.pdfTexto Completo1.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.