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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise
Autor: Araújo, Lílian Peres Righetto de 
Primeiro orientador: D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni
Resumo: Introdução: Pacientes em hemodiálise crônica têm dificuldade em manter níveis séricos adequados de fósforo (PO4), possivelmente por não aderirem às medidas terapêuticas recomendadas, ou não observarem as restrições dietéticas sugeridas. Tal comportamento associa-se a doença óssea progressiva e a múltiplas fraturas, em médio e longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem sobre metabolismo e importância dos níveis séricos de cálcio (Ca), PO4, paratormônio (PTH), produto Ca x PO4, bem como sobre medidas para mantê-los controlados, de duração limitada. Métodos: Estudo de coorte, com duração de três meses, que incluiu 33 pacientes em hemodiálise crônica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento, randomizados em dois grupos: Controle (n=17) e Intervenção (n=16). O grupo Controle recebeu informação sobre acesso vascular e o grupo Intervenção sobre metabolismo de Ca, PO4 e PTH. A mudança de conhecimento sobre os assuntos apresentados foi avaliada por testes pré e pós-programa e a adesão às medidas propostas por dosagens laboratoriais periódicas de Ca, PO4 e PTH. Resultados: Não houve mudança de conhecimento estatisticamente significante em qualquer dos grupos - no grupo Intervenção, 8/17 pacientes eram competentes no pré-teste e 14/17 no pós-teste (P<0.001); no grupo Controle, 11/16 eram competentes, passando a 13/16 (P<0.001). Na avaliação das mudanças de comportamento relacionadas com adesão à dieta e uso de quelantes de PO4, houve redução significativa do nível de PO4 e do produto Ca x PO4 entre o tempo 0 e o tempo 1, em ambos os grupos (P<0.001 e P<0.001). Ocorreu redução significativa dos mesmos marcadores, no grupo Controle, entre o tempo 1 e o tempo 2, também. Conclusão: Ao término do programa não ocorreu diferença significativa de conhecimento ou de comportamento. Para serem efetivos, programas de ensinoaprendizagem com pacientes renais crônicos devem ter caráter contínuo.
Palavras-chave: MEDICINA
NEFROLOGIA
DIÁLISE RENAL
ENSINO
APRENDIZAGEM
CÁLCIO - METABOLISMO
FÓSFORO
ESTUDOS DE COORTES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: ARAÚJO, Lílian Peres Righetto de. Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501
Data de defesa: 25-Nov-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

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