Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Lílian Peres Righetto de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594329J0 | por |
dc.contributor.advisor1 | D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799209J5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:34:37Z | - |
dc.date.available | 2009-04-24 | - |
dc.date.issued | 2008-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lílian Peres Righetto de. Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501 | - |
dc.description.resumo | Introdução: Pacientes em hemodiálise crônica têm dificuldade em manter níveis séricos adequados de fósforo (PO4), possivelmente por não aderirem às medidas terapêuticas recomendadas, ou não observarem as restrições dietéticas sugeridas. Tal comportamento associa-se a doença óssea progressiva e a múltiplas fraturas, em médio e longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem sobre metabolismo e importância dos níveis séricos de cálcio (Ca), PO4, paratormônio (PTH), produto Ca x PO4, bem como sobre medidas para mantê-los controlados, de duração limitada. Métodos: Estudo de coorte, com duração de três meses, que incluiu 33 pacientes em hemodiálise crônica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento, randomizados em dois grupos: Controle (n=17) e Intervenção (n=16). O grupo Controle recebeu informação sobre acesso vascular e o grupo Intervenção sobre metabolismo de Ca, PO4 e PTH. A mudança de conhecimento sobre os assuntos apresentados foi avaliada por testes pré e pós-programa e a adesão às medidas propostas por dosagens laboratoriais periódicas de Ca, PO4 e PTH. Resultados: Não houve mudança de conhecimento estatisticamente significante em qualquer dos grupos - no grupo Intervenção, 8/17 pacientes eram competentes no pré-teste e 14/17 no pós-teste (P<0.001); no grupo Controle, 11/16 eram competentes, passando a 13/16 (P<0.001). Na avaliação das mudanças de comportamento relacionadas com adesão à dieta e uso de quelantes de PO4, houve redução significativa do nível de PO4 e do produto Ca x PO4 entre o tempo 0 e o tempo 1, em ambos os grupos (P<0.001 e P<0.001). Ocorreu redução significativa dos mesmos marcadores, no grupo Controle, entre o tempo 1 e o tempo 2, também. Conclusão: Ao término do programa não ocorreu diferença significativa de conhecimento ou de comportamento. Para serem efetivos, programas de ensinoaprendizagem com pacientes renais crônicos devem ter caráter contínuo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407844.pdf: 984981 bytes, checksum: 8fc06b0e6d373f8bf6f13e96804e8ab7 (MD5) Previous issue date: 2008-11-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8736/407844.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MEDICINA | por |
dc.subject | NEFROLOGIA | por |
dc.subject | DIÁLISE RENAL | por |
dc.subject | ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | CÁLCIO - METABOLISMO | por |
dc.subject | FÓSFORO | por |
dc.subject | ESTUDOS DE COORTES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.title | Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
407844.pdf | Texto Completo | 961,9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.