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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11692
Document type: Dissertação
Title: Um novo caminho para a literacia de mídia : uma análise do uso do aplicativo "Você na RPC" no jornal Meio-dia Paraná
Author: Martins, Cassiano 
Advisor: Costa, Cristiane Finger
Abstract (native): Esta dissertação objetivou compreender como a área da Comunicação, e suas subdivisões, têm abordado a literacia de mídia. Para isto, analisou-se alguns trechos de programas do Meio-dia Paraná da RPC TV e o uso do aplicativo Você na RPC A investigação foi conduzida com base em uma análise qualitativa, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que permitiu a categorização dos dados em três eixos: interatividade, participação e transparência. Os referenciais teóricos para isso, são Livingstone (2004; 2007), Scolari (2008;2016), Brites e Pinto (2017), Mihailidis e Share (2019) e Silveira e Morais (2022) que contemplam o corpo de sustentação da revisão histórica acerca da literacia midiática. Quanto à interatividade e participação, os conceitos centrais são de Jenkins (1992), Richieri (2000), Pavlik (2001), Primo (2008), Kavka (2008), Fechine (2008) e Bressan Júnior (2017). Por fim no quesito transparência os referenciais deste estudo são Paul (1994), Kovach e Rosenstiel (2001), Christofoletti (2008), Guerra (2014), Lisboa e Benetti (2015) e Koliska (2015; 2022). O estudo revelou que o aplicativo representa uma ferramenta relevante para a aproximação do público com o telejornalismo, possibilitando a interação por meio do envio de mensagens, fotos e vídeos. No entanto, constatou-se que grande parte dessas interações ainda está ligada a aspectos relacionais e de entretenimento, em vez de contribuir efetivamente para a construção de pautas jornalísticas mais aprofundadas, não havendo o emprego de literacia de mídia de forma eficaz. observa-se um déficit no quesito transparência, uma vez que não há clareza sobre o volume de interações recebidas, os critérios utilizados para a seleção dos materiais exibidos e não há clareza para o público do processo de construção da notícia. Dessa forma, conclui-se que, embora a plataforma Você na RPC apresenta potencial para fomentar a literacia de mídia e estimular um jornalismo mais transparente e interativo, ainda existem desafios a serem superados para que o processo se torne efetivo.
Abstract (english): This dissertation aimed to understand how the field of Communication, and its subdivisions, have addressed media literacy. To achieve this, some excerpts from the Meio-Dia Paraná program on RPC TV and the use of the Você na RPC app were analyzed. The investigation was conducted based on a qualitative analysis, using Bardin's (2011) Content Analysis methodology, which allowed for the categorization of data into three axes: interactivity, participation, and transparency. The theoretical frameworks for this study include Livingstone (2004; 2007), Scolari (2008; 2016), Brites and Pinto (2017), Mihailidis and Share (2019), and Silveira and Morais (2022), which support the historical review of media literacy. Regarding interactivity and participation, the central concepts are those of Jenkins (1992), Richieri (2000), Pavlik (2001), Primo (2008), Kavka (2008), Fechine (2008), and Bressan Júnior (2017). Finally, in terms of transparency, the references for this study are Paul (1994), Kovach and Rosenstiel (2001), Christofoletti (2008), Guerra (2014), Lisboa and Benetti (2015), and Koliska (2015; 2022). The study revealed that the app represents a relevant tool for bridging the gap between the audience and television journalism, enabling interaction through the sending of messages, photos, and videos. However, it was found that much of this interaction is still related to social and entertainment aspects, rather than contributing effectively to the development of more in-depth journalistic content, with media literacy not being employed effectively. A deficit was observed in terms of transparency, as there is a lack of clarity regarding the volume of interactions received, the criteria used for selecting the materials displayed, and the process of news construction is not clear to the public. Therefore, it is concluded that, although the Você na RPC platform has the potential to foster media literacy and promote more transparent and interactive journalism, there are still challenges to be overcome for the process to be effective.
Keywords: Literacia de Mídia
Interatividade
Telejornalismo
Você na RPC
Transparência
Media Literacy
Interactivity
Television Journalism
Você na RPC
Transparency
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Arte e Design
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11692
Issue Date: 30-Apr-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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