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dc.creatorMartins, Cassiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6921027425156361por
dc.contributor.advisor1Costa, Cristiane Finger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316079079085656por
dc.date.accessioned2025-06-16T17:55:48Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11692-
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou compreender como a área da Comunicação, e suas subdivisões, têm abordado a literacia de mídia. Para isto, analisou-se alguns trechos de programas do Meio-dia Paraná da RPC TV e o uso do aplicativo Você na RPC A investigação foi conduzida com base em uma análise qualitativa, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que permitiu a categorização dos dados em três eixos: interatividade, participação e transparência. Os referenciais teóricos para isso, são Livingstone (2004; 2007), Scolari (2008;2016), Brites e Pinto (2017), Mihailidis e Share (2019) e Silveira e Morais (2022) que contemplam o corpo de sustentação da revisão histórica acerca da literacia midiática. Quanto à interatividade e participação, os conceitos centrais são de Jenkins (1992), Richieri (2000), Pavlik (2001), Primo (2008), Kavka (2008), Fechine (2008) e Bressan Júnior (2017). Por fim no quesito transparência os referenciais deste estudo são Paul (1994), Kovach e Rosenstiel (2001), Christofoletti (2008), Guerra (2014), Lisboa e Benetti (2015) e Koliska (2015; 2022). O estudo revelou que o aplicativo representa uma ferramenta relevante para a aproximação do público com o telejornalismo, possibilitando a interação por meio do envio de mensagens, fotos e vídeos. No entanto, constatou-se que grande parte dessas interações ainda está ligada a aspectos relacionais e de entretenimento, em vez de contribuir efetivamente para a construção de pautas jornalísticas mais aprofundadas, não havendo o emprego de literacia de mídia de forma eficaz. observa-se um déficit no quesito transparência, uma vez que não há clareza sobre o volume de interações recebidas, os critérios utilizados para a seleção dos materiais exibidos e não há clareza para o público do processo de construção da notícia. Dessa forma, conclui-se que, embora a plataforma Você na RPC apresenta potencial para fomentar a literacia de mídia e estimular um jornalismo mais transparente e interativo, ainda existem desafios a serem superados para que o processo se torne efetivo.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand how the field of Communication, and its subdivisions, have addressed media literacy. To achieve this, some excerpts from the Meio-Dia Paraná program on RPC TV and the use of the Você na RPC app were analyzed. The investigation was conducted based on a qualitative analysis, using Bardin's (2011) Content Analysis methodology, which allowed for the categorization of data into three axes: interactivity, participation, and transparency. The theoretical frameworks for this study include Livingstone (2004; 2007), Scolari (2008; 2016), Brites and Pinto (2017), Mihailidis and Share (2019), and Silveira and Morais (2022), which support the historical review of media literacy. Regarding interactivity and participation, the central concepts are those of Jenkins (1992), Richieri (2000), Pavlik (2001), Primo (2008), Kavka (2008), Fechine (2008), and Bressan Júnior (2017). Finally, in terms of transparency, the references for this study are Paul (1994), Kovach and Rosenstiel (2001), Christofoletti (2008), Guerra (2014), Lisboa and Benetti (2015), and Koliska (2015; 2022). The study revealed that the app represents a relevant tool for bridging the gap between the audience and television journalism, enabling interaction through the sending of messages, photos, and videos. However, it was found that much of this interaction is still related to social and entertainment aspects, rather than contributing effectively to the development of more in-depth journalistic content, with media literacy not being employed effectively. A deficit was observed in terms of transparency, as there is a lack of clarity regarding the volume of interactions received, the criteria used for selecting the materials displayed, and the process of news construction is not clear to the public. Therefore, it is concluded that, although the Você na RPC platform has the potential to foster media literacy and promote more transparent and interactive journalism, there are still challenges to be overcome for the process to be effective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2025-05-28T20:13:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Cassiano Martins.pdf: 13989305 bytes, checksum: 861e20b593e67b23e19a6588d7046b85 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Náthali Aquino ([email protected]) on 2025-06-16T17:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Cassiano Martins.pdf: 13989305 bytes, checksum: 861e20b593e67b23e19a6588d7046b85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T17:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Cassiano Martins.pdf: 13989305 bytes, checksum: 861e20b593e67b23e19a6588d7046b85 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/194012/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cassiano%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteracia de Mídiapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectTelejornalismopor
dc.subjectVocê na RPCpor
dc.subjectTransparênciapor
dc.subjectMedia Literacyeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectTelevision Journalismeng
dc.subjectVocê na RPCeng
dc.subjectTransparencyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleUm novo caminho para a literacia de mídia : uma análise do uso do aplicativo "Você na RPC" no jornal Meio-dia Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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Dissertação Cassiano Martins.pdfCASSIANO_MARTINS_DIS13.66 MBAdobe PDFThumbnail

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