Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11689
Document type: | Tese |
Title: | Internacionalização do currículo : o processo em prática na pós-graduação |
Other Titles: | Internationalization of the curriculum : the process in practice in postgraduate studies Internacionalización del curriculum : el proceso en la práctica en el postgrado |
Author: | Marcelino, Jocelia Martins |
Advisor: | Morosini, Marília Costa |
Abstract (native): | Na atualidade, em que a internacionalização é considerada uma dimensão transversal da educação, e a sociedade é caracterizada por interações sociais e profissionais que vão além das fronteiras políticas e geográficas, faz-se necessário que novas competências voltadas para a atuação em uma sociedade marcada pela multiculturalidade, pelas diferenças sociais e econômicas, sejam desenvolvidas nos futuros profissionais. Dessa forma, esta tese tem por objetivo construir o processo de internacionalização do currículo em disciplina(s) de um curso de pós-graduação, em uma universidade comunitária, adaptando os padrões internacionais desse processo para a realidade brasileira. E, mais especificamente, relacionar as teorias de currículo e a internacionalização; ressignificar as estratégias apontadas pelo processo de internacionalização do currículo, desenhado por Betty Leask para o espaço da educação superior nacional; e propor um instrumento com sugestões de ações de internacionalização para a pós-graduação. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa social, de cunho qualitativo, com finalidade exploratória, emprega como estratégia a pesquisa-ação e utiliza o questionário como instrumento para a coleta de dados. O exame dos dados coletados foi realizado utilizando-se a Análise de Conteúdo. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível planejar o currículo de disciplinas do programa de pós-graduação estudado, que passaram a apresentar elementos internacionais e/ou interculturais. Além disso, foi possível elaborar um manual com ações e estratégias de internacionalização, que pretende contribuir com o trabalho dos articuladores de um currículo internacionalizado em Instituições de Educação Superior brasileiras, inspirando novas ideias para consecução exitosa desse processo. |
Abstract (english): | In the contemporary context, where internationalization is considered a transversal dimension of education and society is characterized by social and professional interactions that transcend political and geographical boundaries, it becomes essential to develop new competencies aimed at enabling future professionals to operate in a society marked by multiculturalism and social and economic disparities. Accordingly, this dissertation aims to construct the process of curriculum internationalization within the scope of one or more courses in a graduate program at a community university, adapting international standards of this process to the Brazilian reality. More specifically, it seeks to connect curriculum theories with internationalization, reinterpret the strategies outlined in the curriculum internationalization process designed by Betty Leask for the context of higher education in Brazil, and propose a tool containing suggestions for internationalization actions in graduate programs. The methodology employed is configured as a social research study of a qualitative nature with an exploratory purpose. It adopts action research as its strategy and utilizes a questionnaire as the primary instrument for data collection. The analysis of the collected data was conducted using Content Analysis. Based on the research results, it was possible to collaboratively design the curriculum for courses within the studied graduate program, incorporating international and/or intercultural elements. Furthermore, it was possible to develop a manual containing actions and strategies for internationalization, aimed at supporting the work of coordinators of internationalized curricula in Brazilian Higher Education Institutions, while also inspiring new ideas for the successful implementation of this process. En la actualidad, donde la internacionalización se considera una dimensión transversal de la educación y la sociedad se caracteriza por interacciones sociales y profesionales que trascienden las fronteras políticas y geográficas, es necesario que se desarrollen nuevas competencias orientadas a la actuación en una sociedad marcada por la multiculturalidad y las diferencias sociales y económicas en los futuros profesionales. De este modo, esta tesis tiene como objetivo construir el proceso de internacionalización del currículo en asignatura(s) de un programa de posgrado en una universidad comunitaria, adaptando los estándares internacionales de este proceso a la realidad brasileña. Más específicamente, busca relacionar las teorías del currículo y la internacionalización; resignificar las estrategias señaladas por el proceso de internacionalización del currículo diseñado por Betty Leask para el contexto de la educación superior nacional y proponer un instrumento con sugerencias de acciones de internacionalización para el nivel de posgrado. La metodología utilizada se configura como una investigación social, de enfoque cualitativo y con propósito exploratorio; emplea como estrategia la investigación-acción y utiliza el cuestionario como instrumento para la recolección de datos. El análisis de los datos recopilados se llevó a cabo mediante Análisis de Contenido. A partir de los resultados de la investigación, fue posible planificar colectivamente el currículo de asignaturas del Programa de Posgrado estudiado, las cuales pasaron a incorporar elementos internacionales y/o interculturales. Además, se elaboró un manual con acciones y estrategias de internacionalización que pretende contribuir al trabajo de los responsables de un currículo internacionalizado en Instituciones de Educación Superior brasileñas, inspirando nuevas ideas para la implementación exitosa de este proceso. |
Keywords: | Internacionalização do Currículo Pós-graduação Competência Intercultural Pesquisa-ação Internationalization of the Curriculum Postgraduate Studies Intercultural Competence Action Research Internacionalización del Currículo Graduado Competencia Intercultural Investigación Acción |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11689 |
Issue Date: | 11-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jocelia Martins Marcelino_TES.pdf | JOCELIA_MARTINS_MARCELINO_TES | 8.2 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.