Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588
Document type: | Dissertação |
Title: | Palavras de um futuro Karaí : uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guarani |
Author: | Rodrigues, Amanda Mendonça ![]() |
Advisor: | Ribeiro, Fernanda Bittencourt |
Abstract (native): | Esta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriam |
Abstract (english): | Esta disertación tuvo como objetivo comprender cómo opera la pedagogía Mbyá Guaraní en la transmisión de conocimientos, con énfasis en los saberes no escolares relacionados con el Nhanderko (Buen Vivir Guaraní). Se buscó describir los espacios y lugares significativos para esta formación, así como analizar cómo la educación Guaraní atraviesa la educación escolar y cómo esta última también incide en la educación Guaraní. La metodología adoptada fue la etnografía, vivida a través de visitas sistemáticas a la comunidad, mantenimiento de un diario de campo y participación en actividades a invitación de los Mbyá. Como resultado, se observó que la pedagogía Mbyá Guaraní se constituye a partir de artefactos culturales que sostienen y fortalecen su identidad, como el territorio, la resistencia al uso de la lengua del colonizador y el cuidado de la infancia. También se constató que los Mbyá Guaraní gestionan estratégicamente sus espacios de lucha dentro del ámbito escolar, promoviendo transformaciones en esta institución a medida que se apropian de ella |
Keywords: | Mbyá Guarani Educação Indígena Processos Próprios de Aprendizagem Mbyá Guaraní Educación Indígena Procesos Propios de Aprendizaje |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588 |
Issue Date: | 5-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdf | AMANDA_MENDONÇA_RODRIGUES_DIS | 2.59 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.