Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Amanda Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423005141142363por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fernanda Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3196024835975835por
dc.date.accessioned2025-05-09T18:25:23Z-
dc.date.issued2025-03-05-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriampor
dc.description.abstractEsta disertación tuvo como objetivo comprender cómo opera la pedagogía Mbyá Guaraní en la transmisión de conocimientos, con énfasis en los saberes no escolares relacionados con el Nhanderko (Buen Vivir Guaraní). Se buscó describir los espacios y lugares significativos para esta formación, así como analizar cómo la educación Guaraní atraviesa la educación escolar y cómo esta última también incide en la educación Guaraní. La metodología adoptada fue la etnografía, vivida a través de visitas sistemáticas a la comunidad, mantenimiento de un diario de campo y participación en actividades a invitación de los Mbyá. Como resultado, se observó que la pedagogía Mbyá Guaraní se constituye a partir de artefactos culturales que sostienen y fortalecen su identidad, como el territorio, la resistencia al uso de la lengua del colonizador y el cuidado de la infancia. También se constató que los Mbyá Guaraní gestionan estratégicamente sus espacios de lucha dentro del ámbito escolar, promoviendo transformaciones en esta institución a medida que se apropian de ellaspa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2025-05-05T14:37:53Z No. of bitstreams: 1 Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdf: 2647774 bytes, checksum: 70cf1143103396bc8022bf174747f2ec (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-05-09T18:13:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdf: 2647774 bytes, checksum: 70cf1143103396bc8022bf174747f2ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-09T18:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdf: 2647774 bytes, checksum: 70cf1143103396bc8022bf174747f2ec (MD5) Previous issue date: 2025-03-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/193332/Amanda%20Mendon%c3%a7a%20Rodrigues_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMbyá Guaranipor
dc.subjectEducação Indígenapor
dc.subjectProcessos Próprios de Aprendizagempor
dc.subjectMbyá Guaraníspa
dc.subjectEducación Indígenaspa
dc.subjectProcesos Propios de Aprendizajespa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePalavras de um futuro Karaí : uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guaranipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdfAMANDA_MENDONÇA_RODRIGUES_DIS2.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.