Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588
Document type: Dissertação
Title: Palavras de um futuro Karaí : uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guarani
Author: Rodrigues, Amanda Mendonça 
Advisor: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Abstract (native): Esta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriam
Abstract (english): Esta disertación tuvo como objetivo comprender cómo opera la pedagogía Mbyá Guaraní en la transmisión de conocimientos, con énfasis en los saberes no escolares relacionados con el Nhanderko (Buen Vivir Guaraní). Se buscó describir los espacios y lugares significativos para esta formación, así como analizar cómo la educación Guaraní atraviesa la educación escolar y cómo esta última también incide en la educación Guaraní. La metodología adoptada fue la etnografía, vivida a través de visitas sistemáticas a la comunidad, mantenimiento de un diario de campo y participación en actividades a invitación de los Mbyá. Como resultado, se observó que la pedagogía Mbyá Guaraní se constituye a partir de artefactos culturales que sostienen y fortalecen su identidad, como el territorio, la resistencia al uso de la lengua del colonizador y el cuidado de la infancia. También se constató que los Mbyá Guaraní gestionan estratégicamente sus espacios de lucha dentro del ámbito escolar, promoviendo transformaciones en esta institución a medida que se apropian de ella
Keywords: Mbyá Guarani
Educação Indígena
Processos Próprios de Aprendizagem
Mbyá Guaraní
Educación Indígena
Procesos Propios de Aprendizaje
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11588
Issue Date: 5-Mar-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Mendonça Rodrigues_DIS.pdfAMANDA_MENDONÇA_RODRIGUES_DIS2.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.