Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11549
Document type: | Tese |
Title: | O jogo ficcional como quarta dimensão narrativa : o estranho caso de Patrícia Portela |
Author: | Scheeren, Andréia ![]() |
Advisor: | Angelini, Paulo Ricardo Kralik |
Abstract (native): | Esta pesquisa visa explorar, nas obras de Patrícia Portela, como se instala uma espécie de quarta dimensão espacial, cujo gesto curatorial da autora-narradora se materializa. Tal gesto, como metonímia do projeto da artista portuguesa, faz-se presente na mistura de linguagens, no questionamento acerca das margens da realidade e na reflexão frequente acerca do processo artístico, subvertendo formatos e problematizando limites de representação. Para isso, foram analisadas cinco obras: Odília ou a história das musas confusas de Patrícia Portela (2007), Dias úteis (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017) - estabelecendo-se um recorte de mais de uma década de publicações. O suporte teórico dessa investigação ampara-se, em primeira instância, nos estudos de Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia e Paul Zumthor para compreendermos como se dá a instalação do leitor hipercontemporâneo performatizado como gesto; em segunda, as investigações de Wayne Booth e José Angel García Landa auxiliaram-nos a compreender a confluência entre narradores dramatizados e a marcação da autora-narradora como ponto articulador da narrativa em Portela a instalar a dúvida como princípio constitutivo; em terceira, a elaboração de uma nova perspectiva narrativa, com a formulação de uma narração como gesto curatorial (narradora-curadora) em A coleção privada de Acácio Nobre |
Abstract (english): | This research aims to explore, in Patrícia Portela's works, how a kind of fourth spatial dimension is installed, whose curatorial gesture by the author-narrator materializes. This gesture, as a metonym for the Portuguese artist's project, is presente in the mix of languages, in the questioning about the margins of reality and in the frequent reflection on the artistic process, subverting formats and problematizing limits of representation. For this, five works were analyzed: Odília ou a história das musas confusas do cérebro de patrícia portela (2007), Dias Úteis (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017) - establishing a cross-section of more than a decade of publications. The theoretical support of this research is based, firstly, on the studies of Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia and Paul Zumthor to understand how the installation of the hypercontemporary reader occurs as a gesture; secondly, the research of Wayne Booth and José Angel García Landa helped us understand the confluence between the dramatized authors and the marking of the narrator as the articulating point of the narrative in Portela to install doubt as a constitutive principle; thirdly, the elaboration of a new narrative perspective, with the formulation of a narrative as a curatorial gesture (narrator-curator) in A coleção privada de Acácio Nobre Esta investigación tiene como objetivo explorar, en las obras de Patrícia Portela, cómo se instala una suerte de cuarta dimensión espacial, cuyo gesto curatorial por parte de la autora-narradora se materializa. Este gesto, como metonimia del proyecto del artista portugués, está presente en la mezcla de lenguajes, en el cuestionamiento de los márgenes de la realidad y en la reflexión frecuente sobre el proceso artístico, subvirtiendo formatos y problematizando los límites de la representación. Para ello, se analizaron cinco obras: Odília o la historia de las musas confusas de patrícia portela (2007), Días útiles (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017), estableciendo una muestra representativa de más de una década de publicaciones. El sustento teórico de esta investigación se sustenta, em primero momento, en los estudios de Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia y Paul Zumthor para comprender cómo se produce la instalación del lector hipercontemporáneo realizado como gesto; en segundo lugar, las investigaciones de Wayne Booth y José Angel García Landa nos ayudaron a comprender la confluência entre autores dramatizados y la marcación del narrador-dramatizado como punto articulador de la narrativa en Portela para instalar la duda como principio constitutivo; en tercer lugar, la elaboración de una nueva perspectiva narrativa, con la formulación de una narración como gesto curatorial (narrador-curador) en A Colecao Privada de Acácio Nobre |
Keywords: | Patrícia Portela Hipercontemporâneo Narrador Autor Curador Patrícia Portela Hypercontemporary Narrator Author Curator Patrícia Portela Hipercontemporáneo Narrador Autor Curador |
CNPQ Knowledge Areas: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11549 |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - título correto_compressed.pdf | ANDRÉIA_SCHEEREN_TES | 4.35 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.