Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScheeren, Andréia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576538422372552por
dc.contributor.advisor1Angelini, Paulo Ricardo Kralik-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563405314879796por
dc.date.accessioned2025-04-11T20:20:52Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11549-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa explorar, nas obras de Patrícia Portela, como se instala uma espécie de quarta dimensão espacial, cujo gesto curatorial da autora-narradora se materializa. Tal gesto, como metonímia do projeto da artista portuguesa, faz-se presente na mistura de linguagens, no questionamento acerca das margens da realidade e na reflexão frequente acerca do processo artístico, subvertendo formatos e problematizando limites de representação. Para isso, foram analisadas cinco obras: Odília ou a história das musas confusas de Patrícia Portela (2007), Dias úteis (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017) - estabelecendo-se um recorte de mais de uma década de publicações. O suporte teórico dessa investigação ampara-se, em primeira instância, nos estudos de Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia e Paul Zumthor para compreendermos como se dá a instalação do leitor hipercontemporâneo performatizado como gesto; em segunda, as investigações de Wayne Booth e José Angel García Landa auxiliaram-nos a compreender a confluência entre narradores dramatizados e a marcação da autora-narradora como ponto articulador da narrativa em Portela a instalar a dúvida como princípio constitutivo; em terceira, a elaboração de uma nova perspectiva narrativa, com a formulação de uma narração como gesto curatorial (narradora-curadora) em A coleção privada de Acácio Nobrepor
dc.description.abstractThis research aims to explore, in Patrícia Portela's works, how a kind of fourth spatial dimension is installed, whose curatorial gesture by the author-narrator materializes. This gesture, as a metonym for the Portuguese artist's project, is presente in the mix of languages, in the questioning about the margins of reality and in the frequent reflection on the artistic process, subverting formats and problematizing limits of representation. For this, five works were analyzed: Odília ou a história das musas confusas do cérebro de patrícia portela (2007), Dias Úteis (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017) - establishing a cross-section of more than a decade of publications. The theoretical support of this research is based, firstly, on the studies of Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia and Paul Zumthor to understand how the installation of the hypercontemporary reader occurs as a gesture; secondly, the research of Wayne Booth and José Angel García Landa helped us understand the confluence between the dramatized authors and the marking of the narrator as the articulating point of the narrative in Portela to install doubt as a constitutive principle; thirdly, the elaboration of a new narrative perspective, with the formulation of a narrative as a curatorial gesture (narrator-curator) in A coleção privada de Acácio Nobreeng
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo explorar, en las obras de Patrícia Portela, cómo se instala una suerte de cuarta dimensión espacial, cuyo gesto curatorial por parte de la autora-narradora se materializa. Este gesto, como metonimia del proyecto del artista portugués, está presente en la mezcla de lenguajes, en el cuestionamiento de los márgenes de la realidad y en la reflexión frecuente sobre el proceso artístico, subvirtiendo formatos y problematizando los límites de la representación. Para ello, se analizaron cinco obras: Odília o la historia de las musas confusas de patrícia portela (2007), Días útiles (2019), Para cima e não para o norte (2012), Zoëlógica (2017), A Coleção Privada de Acácio Nobre (2017), estableciendo una muestra representativa de más de una década de publicaciones. El sustento teórico de esta investigación se sustenta, em primero momento, en los estudios de Wolfgang Iser, Linda Hutcheon, Ricardo Piglia y Paul Zumthor para comprender cómo se produce la instalación del lector hipercontemporáneo realizado como gesto; en segundo lugar, las investigaciones de Wayne Booth y José Angel García Landa nos ayudaron a comprender la confluência entre autores dramatizados y la marcación del narrador-dramatizado como punto articulador de la narrativa en Portela para instalar la duda como principio constitutivo; en tercer lugar, la elaboración de una nueva perspectiva narrativa, con la formulación de una narración como gesto curatorial (narrador-curador) en A Colecao Privada de Acácio Nobrespa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2025-03-13T23:14:45Z No. of bitstreams: 1 Curadoria como instância narrativa_- REVISTO (1)_compressed.pdf: 6565626 bytes, checksum: 659cfa866a9347e851fe9b9bc9dcdfc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido novamente por divergência de títulos no arquivo PDF e TEDE. on 2025-03-18T14:40:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2025-04-03T19:00:10Z No. of bitstreams: 1 Tese - título correto_compressed.pdf: 4449885 bytes, checksum: 169c95abc5c510ac211824c6f9e2cf1c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-04-11T20:05:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - título correto_compressed.pdf: 4449885 bytes, checksum: 169c95abc5c510ac211824c6f9e2cf1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-11T20:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - título correto_compressed.pdf: 4449885 bytes, checksum: 169c95abc5c510ac211824c6f9e2cf1c (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/193096/Tese%20-%20ti%cc%81tulo%20correto_compressed.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrícia Portelapor
dc.subjectHipercontemporâneopor
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectAutorpor
dc.subjectCuradorpor
dc.subjectPatrícia Portelaeng
dc.subjectHypercontemporaryeng
dc.subjectNarratoreng
dc.subjectAuthoreng
dc.subjectCuratoreng
dc.subjectPatrícia Portelaspa
dc.subjectHipercontemporáneospa
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectAutorpor
dc.subjectCuradorpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO jogo ficcional como quarta dimensão narrativa : o estranho caso de Patrícia Portelapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - título correto_compressed.pdfANDRÉIA_SCHEEREN_TES4.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.