Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11530
Document type: Dissertação
Title: Uma nova interpretação da deficiência à luz do personalismo de Mounier
Author: Amaro, Solimar dos Santos 
Advisor: Souza, Draiton Gonzaga de
Abstract (native): O personalismo clássico coloca a pessoa humana no centro da reflexão filosófica, ressaltando a dignidade e a transcendência da experiência humana. Pensadores como Emmanuel Mounier desafiam a visão racionalista predominante, que enfatiza capacidades racionais e produtivas, ao propor uma perspectiva que valoriza a singularidade e a dignidade inerentes a cada indivíduo, independentemente de suas limitações funcionais. A partir da obra de Mounier, propõe se repensar o conceito a deficiência como “outras eficiências”, uma abordagem que contrapõe visões tradicionais e capacitistas, apresentando a diversidade funcional como uma contribuição única ao tecido social. A dissertação explora como essa visão pode fomentar uma cultura inclusiva nas instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( enfatizando a acessibilidade como uma prática coletiva. Ao adotar uma política que integra as necessidades de acessibilidade como norma, a universidade fortalece o respeito à dignidade humana, preparando cidadãos para uma sociedade plural e colaborativa. A pesquisa adota uma metodologia sistemática para examinar se o conceito tradicional de pessoa e o personalismo podem acomodar a diversidade moderna, especialmente ao reconhecer o valor de pessoas neurodivergentes e com deficiência. A metodologia inclui revisão bibliográfica crítica, aná lise hermen êutica e estudo de caso, buscando entender a deficiência através da ética do reconhecimento, promovendo uma nova visão inclusiva para políticas públicas e educacionais. A revisão bibliográfica revelou uma carência de estudos que conectem diretamente o personalismo com a deficiência, mas valida a relevância de Mounier para uma abordagem ética que valorize a diversidade funcional.
Abstract (english): Classical personalism places the human person at the center of philosophical reflection, emphasizing the dignity and transcendence of human experience. Thinkers like Emmanuel Mounier challenge the prevailing rationalist view, which emphasizes rational and productive capacities, by proposing a perspective that values the uniqueness and inherent dignity of each individual, regardless of their functional limitations. Based on Mounier's work, it is proposed to rethink the concept of disability as "other efficiencies," an approach that opposes traditional and ableist views, presenting functional diversity as a unique contribution to the social fabric. The dissertation explores how this view can foster an inclusive culture in educational institutions, such as the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul ( emphasizing accessibility as a collective practice. By adopting a policy that integrates accessibility needs as the norm, the university strengthens respect for human dignity, preparing citizens for a plural and collaborative society. The research adopts a systematic methodology to examine whether the traditional concept of personhood and personalism can accommodate modern diversity, especially by recognizing the value of neurodivergent and disabled individuals. The methodology includes critical bibliographic review, hermeneutic analysis, and case study, seeking to understand disability through the ethics of recognition, promoting a new inclusive vision for public and educational policies. The bibliographic review revealed a lack of studies connecting personalism directly with disability but validates Mounier's relevance for an ethical approach that values functional diversity
El personalismo clásico coloca a la persona humana en el centro de la reflexión filosófica, resaltando la dignidad y la trascendencia de la experiencia humana. Pensadores como Emmanuel Mounier desafían la visión racionalista predominante, que enfatiza las capacidades racionales y productivas, al proponer una perspectiva que valora la singularidad y la dignidade inherentes a cada individuo, independientemente de sus limitaciones funcionales. A partir de la obra de Mounier, se propone repensar el concepto de discapacidad como “otras eficiencias”, um enfoque que contrapone visiones tradicionales y capacitistas, presentando la diversidade funcional como una contribución única al tejido social. La disertación explora cómo esta visión puede fomentar una cultura inclusiva en las instituciones educativas, como la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul ( enfatizando la accesibilidad como uma práctica colectiva. Al adoptar una política que integra las necesidades de accesibilidad como norma, la universidad fortalece el respeto a la dignidad humana, preparando ciudadanos para una sociedad plural y colaborativa. La investigación adopta una metodología sistemática para examinar si el concepto tradicional de persona y el personalismo pueden acomodar la diversidade moderna, especialmente al reconocer el valor de las personas neurodivergentes y com discapacidad. La metodología incluye revisión bibliográfica crítica, análisis hermenéutico y estudio de caso, buscando entender la discapacidad a través de la ética del reconocimiento, promoviendo una nueva visión inclusiva para políticas públicas y educativas. La revisión bibliográfica reveló una carencia de estudios que conecten directamente el personalismo con la discapacidad, pero valida la relevancia de Mounier para un enfoque ético que valore la diversidad funcional.
Keywords: Emmanuel Mounier
Filosofia
Ética
Deficiência
Capacitismo
Emmanuel Mounier
Philosophy
Ethics
Disability
Ableism
Emmanuel Mounier
Filosofía
Ética
Discapacidad
Capacitismo
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11530
Issue Date: 2-Dec-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Solimar dos Santos Amaro.pdfSOLIMAR_DOS_SANTOS_AMARO_DIS3.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.